Translate

quarta-feira, 12 de junho de 2019

ITÁLIA A BOTA MERGULHADA NO MEDITERRÂNEO













A forma geográfica que a Itália assume parece uma bota mergulhada na banheira do Mediterrâneo a pontapear a Sicília dos Mafiosos.
Os contornos geográficos dos territórios que formam a crosta terrestre não têm relação lógica com o que a sociabilização humana desenvolve nos mesmos.
Mas se pensarmos na bota da tropa conseguimos relacionar a bota geográfica italiana com o seu antigo Império Romano a dominar pela força das armas toda a bacia Mediterrânica .
A Itália atual é o que sobrou do antigo Império Romano mas também é o seu início.
Porque foi a Itália que dominou e não outro país da zona?
A Itália entra pelo Mediterrâneo adentro e torna esse território estrategicamente melhor posicionado para a expansão, dominando o centro desse grande Mar.
Mas nem tudo foi e é vantagem, pois para invasões da Europa a Itália é logo ali, foi o que fizeram vários povos islâmicos e não só quando mordiam à dentada os restos do antigo Império.
Atualmente continua a ser um trampolim legal e ilegal para deixar aquele mar azul turquesa cheio de plástico que é atirado ao mar sem qualquer preocupação ambiental por quem não tem preocupações desse nível.

PensaCM

terça-feira, 11 de junho de 2019

KATAR, MUNDIAL 2022











O Mundial do Katar vai ficar em 6000 milhões de dólares, o PIB da Guiana e superior a todos os PIB's dos 33 países que estão abaixo deste valor.
É realmente assombroso como algumas equipas com 11 pontapeadores de bola exímios conseguem gerar tanta importância a nível mundial, tornando-se mais importantes que a fome, a eletricidade, o acesso a água, o controlo de natalidade e a muitas outras coisas essenciais  à vida humana.
O futebol está muito ligado ao mundo ocidental que se proclama democrata.
A democracia atual arroga-se como igualitária nos direitos de todos os cidadãos à nascença, embora na prática quando morrem uns têm um poder e riqueza desmedida comparada com a dos outros.
Esta diferença é por mérito?
Não! É muito mais por esquemas montados para potenciar uns e deixar todos os outros como pajens que fornecem mão de obra e consomem os bens controlados pelos beneficiados.
Parece conversa marxista mas não é: só conseguimos ser iguais à nascença porque nascemos nus e isso não é um direito que nos dão, é a natureza que impôs essa condição.
Os direitos humanos e os direitos da criança, criados por um punhado de ricalhaços bem parecidos e lunáticos, não contabilizou as condições nem os recursos de quem nasceu, nasce e nascerá, não dando assim nenhuma garantia àqueles direitos proclamados de forma alucinada.
Desde quando é que uma criança tem direitos quando nasce?
Pode tê-los se nascer num ambiente digno e protetor!
Onde é que isso existe?
Pontualmente em muitos locais do mundo, mas geralmente ligados a famílias abastadas. A maior parte da superfície da Terra não tem estas condições e é nela que nascem quase todos.
Somos cerca de 7500 milhões de humanos, o que significa que o Mundial do Katar vai ficar a 6000/7500 = 0.8 dólares por pessoa.
Quantas pessoas é que vivem com menos de 1 dólar por dia?
No mundo, cerca de 1100 milhões de pessoas ainda vivem com menos de um dólar por dia: são aquelas que se o dólar falhar passam fome.

PensaCM