Translate

terça-feira, 26 de maio de 2020

TEIA DE VENDA


Os tinteiros das impressoras têm um custo elevado, de tal maneira que há uns anos atrás já se dizia que as marcas ganhavam dinheiro com os tinteiros e não propriamente com as impressoras.
Assim é atualmente: há conjuntos de tinteiros a custar mais que impressoras da mesma marca, como isto é possível?
Um tinteiro para uma impressora por vezes tem a referência adicional XL, o que significa que esse tinteiro leva mais tinta que o modelo não XL mas que exteriormente é do mesmo tamanho.
Há tinteiros com um custo de várias dezenas de euros com 2 ml de tinta, o que dá para imprimir umas dezenas de páginas A4 e acabou.
Então a tinta é assim tão cara?
Não, os tinteiros é que têm internamente sub compartimentos para diminuir a carga de tinta que levam e como o processo eletromecânico de saída da tinta não é fácil de reproduzir por um qualquer habilidoso, então vendem tinteiros pelo preço que querem, enquanto o consumidor acaba a dar por exemplo 25 € por um tinteiro com 2.5 ml de tinta preta, o que extrapolando dá 10 000 € por litro dessa tinta que é consumida efetivamente.
Então, mas os chips e o esquema de saída da tinta do tinteiro de modo a imprimir o documento impecavelmente tem custos! Dirão muitos.
Os chips em série é coisa barata de se fazer: depositam-se camadas de metal apropriado e uns circuitos a nível nano usando máquinas próprias que têm o dom de baixar enormemente o preço de produção em série desses chips.
A caixa de plástico também fica baratissima, então porque se paga tanto por um tinteiro?
Porque só alguns é que o conseguem produzir.
Todo o negócio da informática é caríssimo relativamente aos preços de custo, por isso é que houve sempre muito desenvolvimento e se tornou a indústria que mais evoluiu em tão pouco tempo.
Chama-se a isto explorar desenfreadamente o consumidor.
O consumidor médio destes bens não tem a ideia se o que está ali tem um custo de produção muito caro ou muito barato, só quer é ter dinheiro na hora para pagar uma boa marca e poder dizê-lo depois aos amigos: é precisamente disso que a teia de venda necessita.

PensaCM😒