Translate

terça-feira, 24 de setembro de 2019

O CINISMO AMBIENTAL












Na cimeira do Ambiente de Nova York vimos todos aqueles dirigentes que se deslocaram de avião a partir dos seus países, andaram milhares de quilómetros e voltarão voando os mesmos milhares de quilómetros.
A menina sueca candidate ao prémio Nobel também foi lá para dizer umas frases raivosas em publico e entortar a boca enquanto as dizia e fazer todos os responsáveis pelas emissões da atividade humana sentirem remorsos por ela não estar na escolar do país dela.
A menina que é dada como um génio da consciência ambiental foi de avião como os outros, mas podia emitir as suas frases raivosas num ecran gigante por videoconferência com emissões desprezíveis comparada com os transportes usados e isso sim estava alinhada com a sua consciência ambiental e podia ter ido à escola na mesma.
O cinismo desta gente está em culpar os outros e continuar a viajar escusadamente de avião e navio numa era em que a videoconferência e a net tem múltiplas plataformas para o fazer.
Será que a menina vai negociar alguma taxa carbónica com alguém, precisava mesmo de estar lá?
O jet que os aviões ainda usam têm 35 000 ppm (partes por milhão) de enxofre que durante a queima nos reatores é convertido em dióxide de enxofre contribuindo para as chuvas ácidas.
A queima do jet nos reatores dos aviões também emite dióxido de carbono, que é o principal problema destas conferências ambientais, um avião gasta entre 3.2 e 6 litros por pessoa e por cada 100 Km voados, o que é muito, dado que leva muita gente e anda muitos quilómetros em cada viagem.
Alguns falam em taxar os combustíveis fósseis, mas esses devem andar alucinados com o que tomam, pois na Europa e em muitos outros países do mundo o Orçamento do Estado ancora-se às taxas, impostos e outras formas de cobranças feitas sobre os combustíveis, principalmente à gasolina e ao gasóleo. Estes adeptos da taxação esqueçem-se dos coletes amarelos em França e noutros países.
Agora nas notícias europeias falam do gasóleo designado-o gasóleo poluente, mas estão a falar de um combustível cujo consume é inferior ao da gasolina, tem a mesma concentração de enxofre que esta, logo polui menos que a dita e os escapes desses motores são obrigados a terem filtros de partículas.
Mas há quem afirme que a diferença são os NOX's, mas e a queima mais quente da gasolina não tem NOX's?
Andar de navio e avião, além da emissão do CO2 têm, como disse atrás, emissões de grandes quantidades de enxofre, o que não acontece nas emissões dos carros, pelo menos dos europeus.
Estamos a falar de combustíveis para navio e avião com 35 000 ppm de enxofre e para os veículos terrestres 10 ppm.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário