Translate

terça-feira, 8 de outubro de 2019

PORTUGAL O INÍCIO


Portugal é um país nascido no século XII que nasceu e cresceu da conquista dos territórios islâmicos da Península Ibérica.
O crescimento deste país beneficiou do apoio de derivados dos exércitos das Cruzadas, ajudando na conquista de territórios que já tinham sido cristãos e que na altura eram islâmicos.
Portugal cresce ao longo do Atlântico e isso irá projeta-lo por todo o mundo que tenha costa oceânica, desde a América até ao Extremo Oriente.
O resto da Península Ibérica será unificada como Espanha e terá um poder muito maior, tendo também uma boa costa Atlântica e outra Mediterrânica, vira-se para a Atlântica, pois a Mediterrânica já tinha donos e bem armados.
Apesar da expulsão a bom ritmo que os cristãos portugueses impuseram aos islâmicos não foram os portugueses que acabaram com a Idade Média mas sim os espanhóis quando expulsaram o último reino islâmico da Península Ibérica, tornando a Europa livre do domínio islâmico.
Em 868 surge o Condado Portucalense que terá uma determinada autonomia mas pertence ao reino de Leão, ajudando-o a expulsar o domínio islâmico da zona Entre-Douro e Minho.
Em 1096 as Terras de Portugal são dadas como dote de Dona Teresa, filha bastarda de Afonso VI, onde inclui o Condado de Coimbra embora tenha menos território na zona da Galiza e Trás-os-Montes que o anterior Condado, é aqui que enraíza a independência, pois o seu filho, Afonso Henriques, nascido possivelmente em Viseu, em 1128 com 17 anos usurpa o poder à mãe Teresa que estava casada à data com uma figura importante da Galiza e que governava estas Terras de Portugal depois do seu primeiro marido Conde Henrique ter falecido em 1112.
Em 27 de Julho de 1139, aproveitando uma vitória notável em Ourique contra Leão, Castela e Mouros, Afonso Henriques acha que tem poder para declarar a independência das suas Terras e declara-o, considerado por alguns como o primeiro dia da independência portuguesa.
Em 5 de Outubro de 1143 o tratado de Zamora acaba com as hostilidades entre Afonso Henriques e o seu primo de Leão, Afonso VII, ficando assumido pelos dois que Afonso Henriques não pagará mais tributo ao Reino de Leão: é aqui que começa um Portugal independente segundo outros historiadores.
Mas na Europa da época o reconhecimento internacional era aceite quando o Papa emitia o seu reconhecimento por aquele novo reino.
Em 1179 o Papa aceita e emite essa aceitação a 23 de Maio.
A história de Portugal costuma ensinava ensinar que a independência de Portugal foi em 1143 aquando do tal Tratado de Zamora.
Atualmente comemora-se em Portugal um feriado no dia 5 de Outubro, mas reporta ao dia em que a Monarquia foi substituída pela República em 1910 e não ao dia da independência reconhecido pelo Tratado de Zamora em 1143, o qual não tem celebração oficial alguma.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário