Translate

domingo, 14 de junho de 2020

COMER NO TEMPO E COM RITMO


Comer é um ato obrigatório para o sistema biológico se manter em funcionamento.
As plantas comem de uma forma contínua com mais ou menos sofreguidão conforme a altura do dia, a estação do ano e os nutrientes disponíveis nas raízes.
O processo de alimentação só tem interesse do ponto de vista da absorção dos nutrientes necessários para a máquina biológica em causa.
Por outro lado, o luxo de estar ligado permanentemente à comida é um privilégio das plantas, fungos e  alguns microrganismos, tendo a desvantagem de não ter a possibilidade de viajar como indivíduo.
Os animais e todos os seres que têm sistema locomotivo, podendo mover-se pelo mundo têm a desvantagem de ter de carregar um sistema digestivo mais complexo e descontínuo, pois a capacidade de se movimentar quebra a capacidade de estar sempre ligado ao nutriente.
Desta forma o ser vivo viajante passa a ter uma preocupação que é a de procurar nutrientes para se manter e essa preocupação em muitos animais ocupa a quase totalidade do dia fora da época de cio.
No caso do homem moderno, temos mais que fazer do que passar o tempo a pensar na comida, embora algumas pessoas tenham ficado na Pré-história. De um modo geral comemos o que alguém cozinhou ou então temos de "perder tempo" a preparar a nossa refeição.
O preparar a refeição é um negócio que como todos os negócios se complicou muito podendo a preparação de uma refeição de centenas ou até milhares de euros poder ter um tempo de preparação que começa meses antes da sua deglutinação, é o caso da maturação de carnes e por aí fora.
A realidade é que o alimento é mais nutritivo quanto menos cozinhado, cortado, armazenado, em suma, diz-se que quanto menos processado melhor e mais nutritivo.
Exemplos de processamento é deixar o carapau começar a apodrecer durante um, dois ou três dias, para ter aquele sabor mesmo delicioso quando comido frio; é deixar maturar carnes durante semanas ou meses de modo a ter um certo nível de apodrecimento para ter aquele sabor único pago por ricos em restaurantes pró; é triturar vários alimentos com condimentos de modo a saberem a um deles, embora os nutrientes não tenham nada a ver.
Comer alimentos crus, pouco processados e termos um sistema digestivo que os consiga absorver bem, é o ideal, mas nem todos têm fígados para isso.
PensaCM

segunda-feira, 8 de junho de 2020

CIRCULAR À ESQUERDA OU À DIREITA

👈😀
O Brexit veio na sequência da visão independentista da Grã Bretanha relativamente a vários aspetos em que não estavam de acordo com o resto dos europeus e assim foi desde que entraram para a CE.
Até andam pela esquerda na estrada enquanto os outros andam pela direita.
Mas afinal andar pela esquerda está mal e andar pela direita está bem?!
Ao investigarmos lemos que no antigamente circulava-se de cavalo, a pé  e de carroça pela esquerda, pois se algum conflito físico acontecesse com quem circulava em sentido contrário, o braço direito da espada estava ali à mão, mais perto do adversário.
Assim andar pela esquerda era correto!
Mas a Revolução Francesa nos últimos anos dos 1700's quis mudar tudo só para ser diferente e decidiram que a partir dali tudo circularia pela direita.
Deste modo tudo o que era influência inglesa continuou a andar à esquerda e tudo o que passou a ser influência francesa passou a circular pela direita, como o Napoleão no tempo em que a Europa era dona do mundo, conquistou ou teve exércitos em toda a Europa excepto na Grã Bretanha, toda esses países, suas colónias e áreas de influência passaram a circular à direita, tornando-se a maioria a nível mundial e passando a olhar para os ingleses como se eles fossem os esquisitos.
Afinal os ingleses, Grã Bretões, é que têm razão nesse aspeto de circular à esquerda!
Exemplos de circular à esquerda são as ex colónias inglesas e o Japão, no entanto os USA paridos da Grã Bretanha em 4 de Julho de 1776 circulam pela direita porque foram apoiados pelos franceses, tendo sido influenciados posteriormente pelos ideais da Revolução Francesa.
Devíamos então todos circular pela esquerda, pois o lado mais forte da maioria das pessoas é o direito e a Maçonaria que esteve na base da Revolução Francesa e da independência dos USA sempre se assumiu de esquerda, para lá disso na natureza a polaridade molecular roda maioritariamente também para a esquerda.
PensaCM
👈👈👈👈

terça-feira, 2 de junho de 2020

CHINA POLUIDORA

Poluição proveniente dos gases | A Graça da Química
 A China, com a contenção do coronavirus 19 baixou consideravelmente as suas emissões poluidoras, considerando-se que poderia ter diminuido 25% de emissões de óxidos de azoto ligados a queimas fósseis.
Esta maravilha da diminuição da poluição gasosa da atmosfera deu à China a maior contribuíção na diminuição das emissões de CO2 a nível global, durante este periodo.
Esta é uma forma de dizer que a China é o principal poluidor do mundo, o que é verdade nos últimos anos, tendo ultrapassado os USA nesse aspeto, mas atualmente apontar o dedo desta forma é dizer que aquele país é o maior culpado dos estragos associados ao aumento da temperatura global, o que é falso: o maior culpado dos estragos ambientais devido ao aumento de temperatura global são os milhares de milhões de consumidores que consomem aqueles produtos que eles fazem a um preço apetitoso e que os mantêm economicamente a produzir daquela forma.
Voltamos à questão do traficante ilegal não ser o culpado mas sim os seus consumidores ilegais que o sustentam e o mantêm.
O viajante de avião e de navio de cruzeiro que agora ficou reduzidissimo, era um dos grandes contribuidores para o aumento do CO2 atmosferico e muitos desses viajantes são precisamente os mais contestatários das indústrias emissoras de CO2: contradição tão óbvia!
A Greta ambientalista que anda virada para contestar Governos, políticas e grandes empresas, deveria virar-se para o consumidor, porque é esse que está na origem desta alegada alteração. O político defende o que for mais adequado para se manter no poder, o investidor matem-se a crescer economicamente com emissões ou sem emissões, é só uma questão de direccionar o investimento, o assalariado geralmente é que fica sem o emprego quando o posto de trabalho é extinto, enquanto o consumidor é compulsivo e tenta ter bens materiais e histórias para contar das suas viagens e visitas a locais exóticos, locais de satisfação ou outros considerados importantes.
Se se fizer um balanço dos objetos que uma casa média tem, qual a percentagem deles que não são úteis para a vida de quem os possui: são imensos.
Se analisarmos qual foi a contribuição das viagens para melhorar a forma de estar na vida de um consumidor médio, chegamos à conclusão que ele continua como era antes, ao contrário do que nos incutem.
Mas com o covid vimos que podemos viver com muito menos e sermos muito mais: essa é que é a realidade!
PensaCM