Translate

domingo, 14 de junho de 2020

COMER NO TEMPO E COM RITMO


Comer é um ato obrigatório para o sistema biológico se manter em funcionamento.
As plantas comem de uma forma contínua com mais ou menos sofreguidão conforme a altura do dia, a estação do ano e os nutrientes disponíveis nas raízes.
O processo de alimentação só tem interesse do ponto de vista da absorção dos nutrientes necessários para a máquina biológica em causa.
Por outro lado, o luxo de estar ligado permanentemente à comida é um privilégio das plantas, fungos e  alguns microrganismos, tendo a desvantagem de não ter a possibilidade de viajar como indivíduo.
Os animais e todos os seres que têm sistema locomotivo, podendo mover-se pelo mundo têm a desvantagem de ter de carregar um sistema digestivo mais complexo e descontínuo, pois a capacidade de se movimentar quebra a capacidade de estar sempre ligado ao nutriente.
Desta forma o ser vivo viajante passa a ter uma preocupação que é a de procurar nutrientes para se manter e essa preocupação em muitos animais ocupa a quase totalidade do dia fora da época de cio.
No caso do homem moderno, temos mais que fazer do que passar o tempo a pensar na comida, embora algumas pessoas tenham ficado na Pré-história. De um modo geral comemos o que alguém cozinhou ou então temos de "perder tempo" a preparar a nossa refeição.
O preparar a refeição é um negócio que como todos os negócios se complicou muito podendo a preparação de uma refeição de centenas ou até milhares de euros poder ter um tempo de preparação que começa meses antes da sua deglutinação, é o caso da maturação de carnes e por aí fora.
A realidade é que o alimento é mais nutritivo quanto menos cozinhado, cortado, armazenado, em suma, diz-se que quanto menos processado melhor e mais nutritivo.
Exemplos de processamento é deixar o carapau começar a apodrecer durante um, dois ou três dias, para ter aquele sabor mesmo delicioso quando comido frio; é deixar maturar carnes durante semanas ou meses de modo a ter um certo nível de apodrecimento para ter aquele sabor único pago por ricos em restaurantes pró; é triturar vários alimentos com condimentos de modo a saberem a um deles, embora os nutrientes não tenham nada a ver.
Comer alimentos crus, pouco processados e termos um sistema digestivo que os consiga absorver bem, é o ideal, mas nem todos têm fígados para isso.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário