Translate

sexta-feira, 20 de maio de 2022

ENRIQUECER E TRABALHAR

 




O trabalho que gera riqueza, bens de consumo ou organiza o que já existe enriquece terceiros, o próprio não enriquece: isto é um princípio e como tal poderá estar sujeito a exceções.

Quem enriquece é quem gere o trabalho dos outros ou quem gere investimentos em trabalho que outros fazem. Esse aspeto pretendia ter sido alterado com a aplicação do marxismo nas sociedades, mas na realidade não foi e continuamos a assistir ao enriquecimento cada vez maior dos mais gananciosos.

Sim os maiores gananciosos é que são considerados o motor da sociedade, são eles que implementam equipas que geram novos produtos ou formas de fazer as coisas e são eles que impõem o ritmo de mudança na sociedade, coisa que não está provado que seja benéfica mas que o capitalista aponta como sendo ideal.

O capitalismo até moldou o Deus à sua forma de ver, dizendo que Deus protege os audazes.

O capitalista que quer um pensamento lógico e certificadamente racional, não acabou com a religião que é a fonte das maiores irracionalidades e ilógicas, pois desta forma já tem as ovelhas que trabalham para ele com um caminho de rebanho feito.

A ideia de que só se enriquece a trabalhar com ritmo e focado é propagada aos quatro ventos para que o ovelhismo seguidor das filosofias empresariais se mantenha.

Só o facto de mentir já afasta o crente dos céus, logo o capitalista tipo pastor nunca poderá entrar lá.

Mas o mais divertido são aqueles capitalistas que vendem caro com altos lucros e depois distribuêm o seu dinheiro por quem e pelas causas que lhes agradam, isso é que é do mais cínico-perverso que há.

Há mesmo quem diga a rir-se que irá distribuir mais de 90% da sua riqueza por terceiros e causas depois de uma vida de exploração.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário