Translate

sábado, 17 de setembro de 2022

ENERGIA E AQUECIMENTO EUROPEU NO INVERNO


 

O corte do gás à Europa pela Rússia, pela conversa de todos os meios de comunicação,afetará principalmente os aquecimentos das casas durante o inverno.

A Europa C€ é a zona da Europa que está em causa e esta zona é onde a aprovação da construção de casas leva a sério o seu isolamento térmico, nomeadamente na Alemanha onde as regras são para se cumprir.

Então se as casas estão tão bem isoladas e com vidros duplos e triplos será que necessitam de tanto aquecimento e ar condicionado no Inverno?

O ritual de aquecer as casas e locais de trabalho e negócio no inverno e arrefecer no verão, mostra logo que algum esquema está montado.

Depois vemos que há muita gente a andar com roupa de verão durante o inverno na sua própria casa e mesmo no local de trabalho, podemos, por exemplo ver apresentadoras de televisão em manga curta ouaté de cava nos meses de dezembro e janeiro, dando logo uma imagem energeticamente incorreta aos espetadores.

A realidade energética do clima deve ser acompanhada pela forma de vestir, logo no verão devemos andar menos vestidos e no inverno mais vestidos e não ser sempre da mesma forma.

Por outro lado, cada vez mais contactamos com pessoas que dizem não suar ou ser difícil fazê-lo, pessoas que com 25 ºC já se queixam de estar muito calor e essas mesmas pessoas com 18 ºC já acham muito frio. Isto não é normal!

Este tipo de pessoas só querem andar em ambientes termicamente uniformes na temperatura, entre os 20 e os 23 ºC, claro que assim o seu corpo nunca tem necessidade de auto regular a temperatura, atrofiando as glândulas sudoríparas por falta de necessidade de suar e os mecanismos metabólicos de auto aquecimento corporal.

Esta situação afasta-nos cada vez mais da adaptação à natureza e mantem-nos dependentes dos negócios dos aquecedores, dos ares condicionados, dos consumos de combustíveis para aquecimento, mesmo tendo paredes, tetos e chãos bens isolados termicamente.

A roupa foi inventada para os humanos aguentarem climas mais frios, roupa com ar condicionado incorporado é para astronautas que têm de se deslocar no espaço hiper frio, mas isso são outras condições muito mais radicais e anti natura do ponto de vista humano.

Estas esquizitices de estar sempre quente ou frio e não ter capacidade de aguentar alterações térmicas da natureza devia ser considerado uma deficiência térmica ou então um vício térmico.

Regularmente devíamos ter períodos de suor para termos capacidade de aguentar temperaturas elevadas, pois o suor surge para arrefecer a pele através da sua evaporação, (a evaporação é um fenómeno físico que baixa a temperatura). Da mesma forma, regularmente devíamos apanhar frio para que o nosso metabolismo tivesse capacidade de se direccionar para a produção de calor, o que secundariamente contribui para emagrecer se a pessoa não passar a comer mais calorias.

Alguns estão a pensar:

- Não vou suar no trabalho ou quando estou a falar com alguém, pensa só no cheiro!

O cheiro do suor costuma estar ligado com o tipo de alimentação, assim devemos ter cuidado com o que comemos e analisar o nosso bioma para saber se está correto ou desequilibrado para o lado da inflamação. Suar durante a prática do desporto ou antes do banho da manhã ou da noite já conta.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário