Translate

sexta-feira, 13 de maio de 2016

HOMEM, ANIMAIS E OUTROS SERES SENSÍVEIS





Enquanto existe uma onda que profeça o respeito pelos animais que lidam conosco e que geralmente estão aprisionados num local definido por nós humanos, ninguém se lembra do respeito dos animais que não lidam diariamente conosco.
Os que mais gostam de animais são geralmente aqueles que têm muitos gatos, cães, piriquitos, galinhas, etc., aprisionados em casa ou em gaiolas à volta da casa. Esta mentalidade faz-me lembrar aquela pessoa que gosta muito de outra e por isso quer que ela estaja sempre por perto e que não lhe dá espaço para lidar com terceiros.
No passado, a escravatura também foi praticada por muita gente que gostava dos seus escravos lindos e trabalhadores acertivos, até que essa prática foi considerada inumana, um dia talvez se consiga ter respeito também pelos animais e plantas como espécies muito mais antigas na Terra que os humanos e libertem das gaiolas, dos estábulos, das estufas e dos vasos os seus queridos animais e plantas.
Realmente o conceito de gostar ainda está muito ligado ao sentimento de posse e controlo do indivíduo.
Imagine-se planta que quer reproduzir-se como você pessoa e assim prepetuar os seus genes, mas não consegue porque está confinada ao seu vaso só para deleite da sua vista ou do seu nariz.
Ou temos respeito por todos os seres vivos ou deixamos correr o instinto natural da sobrevivência, pois de contrário só provocaremos pragas, sendo nós a principal à face da Terra.
Olhe para o vaso e sinta-se a viver uma vida no meio de uma multidão.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário