Translate

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

A DIFERENÇA ENTRE YOGA E GINÁSTICA ACROBÁTICA

Na ginástica acrobática pretende-se que o praticante atinja performances elevadas em elasticidade, força e destreza, assumindo as posições mais difíceis de forma confiante e transmitindo essa sensação a quem observa.
O movimento muitas vezes é rápido mesmo à custa da possibilidade de poder provocar lesão.
Na prática yóguica o praticante ao desenvolver a asana, postura psicofísica, não só deve ter elevada flexibilidade como esta deve ser atingida à custa de um relaxamento máximo. Mesmo quando a postura é de força, esta só deve ser aplicada nos músculos imprescindíveis para a execução, relaxando e permanecendo na postura o tempo necessário para que esta se torne confortável.
A permanência e o relaxamento são fundamentais numa sessão de yoga: o benefício da sua prática advem disso mesmo, pois ao desfazer a postura o ritmo tem de ser suficientemente lento para ser reparador e alinhador dos tecidos, do fluxo sanguíneo e da temperatura corporal, deixando fluir a energia novamente de forma equilibrada.
Um bom acrobata dá sempre um bom yogui se se dedicar a isso, mas o inverso ainda é mais verdadeiro.
Mas a grande diferença entre o yoga e a acrobática reside no facto do yoga ser milenar, com origens ainda na Pré história, sendo uma prática mais mental do que física, mesmo durante a prática física da asana, enquanto a acrobática tem umas dezenas de anos e será um derivado longínquo do yoga faquir.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário