Translate

quinta-feira, 23 de março de 2017

AMBIENTE URBANO

O ambiente urbano de alta densidade populacional e com mistura de culturas díspares será que é semelhante a juntar claques de futebol de clubes rivais diferentes ?
Quando claques de futebol de clubes rivais se juntam, resulta muitas vezes em confrontos físicos em que a destruição de bens materiais como os carros e montras da zona poderem ser danificados, independentemente dos donos estarem em casa sossegados.
As claques tendem a vangloriar-se e simultaneamente a humilhar e provocar as claques rivais ou seja gera-se um foco de selvajaria entre dois grupos de pessoas pretensamente civilizadas e que têm de cumprir leis democráticas bem definidas.
Quando os modelos civilizacionais são diferentes mas coexistem, pelo menos de vez em quando alguns elementos mais emotivos entram em confronto gerando baixas humanas na forma de feridos ou mortos, o que é normal!
Quando se guia em estrada a altas velocidades, como por exemplo, acima de 160 Km/h, quase nunca se tem acidentes mas em algumas excepções eles existem e costumam ser mortais ou deixar sequelas graves. Nunca percebi por que se proíbe, multando ou confiscando a carta de condução pelo simples facto de se guiar a altas velocidades.
Quando existe um caminho à beira de um precipício, constroem sempre um muro ou um corrimão sólido para que as pessoas não caiam lá para baixo, mesmo que o caminho seja largo. Se não existir esse resguardo contra quedas, praticamente ninguém cairá lá para baixo, principalmente se o caminho for largo, pois os nossos sentidos protegem-nos de nos aproximar excessivamente de situações dessas: é um preconceito da nossa cabeça que nos leva a ter cuidado ao pé de precipícios.
Nesta lógica de raciocínio pergunto: Qual a necessidade de tanta polícia secreta e tanta actividade da mesma  em sociedades abertas?

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário