Translate

terça-feira, 16 de julho de 2019

CAIR


Cair é por definição alterar o estado de energia potencial de um corpo ou conjunto de corpos.
Se estou em pé e escorrego numa casca de banana, ficando deitado no chão, baixei a minha energia potencial. Deitado no chão já não consigo baixar mais a minha energia potencial, só se o chão cair, pode ser a placa de um piso de um prédio e ter caído no chão do 10º andar.
Mas se o prédio ruir então a minha energia potencial pode baixar bastante mais quando aterrar no solo onde o prédio está assente e aí bati no fundo.
Mas se a causa for um tremor de terra, então pode-se abrir uma fenda e aí posso cair pelo chão abaixo, baixando ainda mais a minha energia potencial.
Também posso cair numa armadilha e perder o dinheiro que investi, baixando o meu potencial económico, mas pior que isso é perder todo o meu dinheiro num roubo ou evento investidor ficando com ainda menos potencial económico.
Mas posso fazer daqueles investimentos em que quando se perde, além de se perder todo o investimento ainda se fica a dever dinheiro num montante que depende do tipo de alavancagem usada no investimento.
Mas nunca posso cair para o outro lado do mundo, nem posso cair da Terra para a Lua ou da Lua par a Terra.
Também posso cair do galho de cima para o debaixo, já o contrário é impossível.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário