Translate

quinta-feira, 2 de abril de 2020

QUEDA ABRUPTA DE CONSUMO E EMISSÕES


O Covid 19 não trouxe só factos maus, também trouxe boas notícias, principalmente para os ambientalistas e até para os próprios emissores de fumos fósseis.
Os emissores de fumos fósseis que somos todos nós que temos ou andamos com carros ou outro meio de transporte a combustão interna ou a jato, vimos os preços dos fluídos combustíveis caírem acentuadamente, o que foi bom para a carteira, além disso muitos de nós fomos para casa trabalhar o que gerou poupança adicional nos gastos com combustível fóssil.
Por outro lado as viagens de avião quase desapareceram, os paquetes não têm turistas: são dois meios de transporte bastante poluidores, pois não tem havido contenção nas emissões de compostos de enxofre nem nas de CO2 e onde só vale o mais baixo preço de combustível nestes meios de transporte porque andam entre as legislações de todos os países e no espaço aéreo e marítimo de ninguém onde as preocupações ambientais caem na falta de responsabilidade total.
Quando estes transportes verdadeiramente poluentes param, todos respiramos melhor.
Só falta saber até que ponto os 90 % do comércio mundial que é feito por navios enormes, foi afetado: estes também consomem o combustível mais barato, aquele que tem as piores emissões, para rentabilizar o negócio multi milionário que alguns conseguiram impor a todos.
Mas parece-me que os 90 % do comércio mundial por navio também caiu pelo menos substancialmente, pois ninguém está a comprar roupa feita na China, nem sapatos feitos na China, nem bugigangarias feitas na China ou na Indonésia, por isso é que os chineses nos estão a vender mais de 500 ventiladores por mais de 17 000 € cada um e os fatos Tyvec anti virus também vão chegar a preços de esfolar os Orçamentos.
Onde está o preço baratinho da loja do chinês de há 20 anos atrás?
Agora que ficámos agarrados à necessidade eles cobram a doer.
Façam máscaras na máquina de costura a partir de um tecido denso que tenham lá para casa, fica muito mais barato e faz o mesmo efeito e é melhor porque se pode lavar e reutilizar.
Já repararam que as máscaras feitas pela indústria são sempre feitas de um material que não dá para lavar!
Os italianos acordaram e a alta costura vai permitir a Itália ser auto suficiente na produção de máscaras, já que ninguém anda a comprar aquelas roupas que eles criam.
O mundo não pode estar nas mãos de um só país fornecedor de quase tudo e em exclusivo para muitos bensy, criando uma forma de levar o produto do produtor ao consumidor de uma forma totalmente incoerente e perniciosa: forneceram-nos o covid 19, a seguir fornecem-nos algumas equipas médicas e finalmente vendem-nos as proteções por preços de negócio da China quando estamos a ser dizimados.
Concentre-mo-nos no brutal abaixamento das emissões para ficarmos felizes.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário