Translate

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

DESCARBONIZAÇÃO DA CHINA 4.25 Mm€



 A China que se sustenta energeticamente a 90% de combustíveis fósseis teve uma avaliação da consultora especializada Wood Mackenzie, que refere 4.25 mil milhões de euros como o montante necessário para descabonizar este país até 2060.

A China emite anualmente mais de 10 000 Toneladas de CO2, sendo este valor 28% das emissões globais, permitindo-lhe produzir cerca de 33 % dos objetos comercializados a nível global.

Por outro lado vemos a preocupação Judaico-Cristã de autoflagelação pela contaminação de CO2 e outros poluentes que os ocidentais fizeram e continuam a fazer, não ligando muito às implicações poluentes do despertar de novas potencias económicas.

Penso que quem controla a informação deste tipo de preocupações são simpatizantes da autoflagelação das suas próprias sociedades, parecem ser conceptualmente semelhantes ao bicho da madeira que destroi interiormente a árvore que lhe deu e dá vida, não se interessando com o resto da floresta.

Podemos tomar medidas que custarão biliões mas se os emergentes e os que no passado foram pobres e agora são ricos ou em vias de o ser rapidamente continuarem com ações fortemente poluentes, é o mesmo que limpar o chão e logo de seguida um grupo de pessoas passar lá com os sapatos cheios de lama.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário