Translate

domingo, 28 de maio de 2023

ÍNDIA O MAIS POPULOSO

       


                                                                                                                                                           



 


            

A Índia tornou-se este mês o país mais populoso do mundo, passam dos 1430 milhões (1 430 000 000 pessoas), mais 2 000 000 a 3 000 000 que a China.

Estes números são estimativas, não conseguiram contar cada pessoa que nasce e que morre online.

De qualquer modo havia quem dissesse que ainda demoraria uns 5 ou 10 anos para que esta ultrapassagem se desse, mas foi mais rápido.

Se a China desde o início dos anos 70 do século passado teve uma política de filho único e os indianos tinham e têm os filhos que quiserem, é natural que destas duas civilizações mais antigas da humanidade a que é livre de ter filhos teria de ultrapassar a conscientemente controlada.

A Índia tem uma população com idade média 10 anos menor que a China, possuindo assim uma mão de obra abundante e jovem mas que a economia indiana não consegue absorver, logo a saída é exportar mão de obra como fazem para Portugal mas mesmo assim têm de expandir muito a sua própria economia, o que está a acontecer.

Embora a Índia esteja a absorver empresas de capital livre que vêm da China e tenha crescido este ano mais do que aquela super potência, além da população de um modo geral falar inglês, não é espetável que venha a crescer como China nas próximas décadas: não tem infraestruturas, população disciplinada e a dimensão da China, pois é três vezes menor e tem e terá graves problemas de poluição por isso mesmo.

A Índia atualmente é considerada a civilização mais antiga da humanidade, mais antiga que a da China ou do Egipto, por isso quem já foi grande tornará a sê-lo desde que seja resiliente.

Tem de se dizer que a paciência do chinês tem paralelo com a paciência do indiano, pois a cultura chinesa bebeu muito na cultura indiana.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário