Translate

domingo, 28 de maio de 2023

JAPÃO DISCIPLINA RESILIÊNCIA COESÃO


Quando falamos do Japão falamos de um país oriental onde o sol se levanta todos os dias, como diziam os chineses à milénios atrás, e os japoneses assumiram isso mesmo criando a bandeira do sol nascente.

Já existe gente no Japão desde há mais de 20 000 anos atrás, embora não tenhamos essa consciência os japoneses também passaram pela Pré-história, usando ferramentas muito rudimentares e tendo hábitos muito rudes como todos nós nesse tempo.

Este país que atualmente não chega a 400 000 Km2 é um arquipélago que se estica à frente da Rússia, das Coreias e da China. É um país que foi comido a norte pela ex União Soviética e a sul chegou a possuir polémica Taiwan, mas a derrota na II Grande Guerra deixou-o assim.

Foi um império muito grande, precisamente durante a II Grande Guerra, tendo-se esticado desde parte das Aleutas americanas até à Birmânia e Indonésia, passado pela Manchúria chinesa, pelas Filipinas e por aí fora.

Para ter chegado a este nível de ocupação significa que eram altamente organizados e disciplinados, pois era muito território continental e muitas ilhas, o que é difícil de controlar.

O Japonês é um povo que vive de valores e de disciplina, não rouba quando tem oportunidade porque isso não é um valor, não passa à frente na fila porque isso não é um valor, mesmo quando está cheio de fome, sede e frio. Onde se encontra este comportamento noutro qualquer povo?

Do ponto de vista ocidental têm muitos costumes estranhos mas isso não passa de diferença cultural, uma coisa é certa: não têm interesse em se aculturar com costumes de outros povos mais indisciplinados e com menos valores, nem nunca se deixaram colonizar.

Quando alguém fala no Japão todos ficam sérios e curiosos, pois está-se a falar de um povo sério, mesmo quando se fala de organizações criminosas, pois também as têm.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário