Translate

sábado, 8 de outubro de 2011

APRENDER MATEMÁTICA

A matemática é uma matéria com poucas espinhas, ou seja, não costuma haver várias soluções que levem a resultados diferentes, quando se usam meios diferentes de resolver o mesmo problema, o resultado é sempre o mesmo.
Como a mente humana está habituada a mentir, tal como a palavra "mente" explicita: então a aprendizagem da matemética não se enquadra em muitas mentes mentirosas por esse mundo fora.
Assim quanto mais disciplinada é a pessoa mais fácil é o aprendizado desta matéria de lógica extrema: só o facto de eu a designar lógica extrema é porque também não sou assim tão racional e verdadeiro como seria de esperar.
No entanto existe um local no mundo onde as crianças aprendem matemática com uma desenvoltura de topo, esse local situa-se em Xangai, capital económica da China. Naquelas escolas não se vêm concentrações de mau comportamento como existem noutros países ditos desenvolvidos: ali há disciplina e esta desenvolve o gosto por se ser construtivo e lógico, e não destruidor, com a família a apoiar as poias dos meninos e alguns professores a dizer que é próprio das mentes em desenvolvimento, naquela fase.
O método de ensino, dos professores em Xangai, é constantemente aperfeiçoado para dár mais rendimento na transferência de conhecimento.
Na realidade o ensino não passa de uma transferência de conhecimento e como todas as transferências: o emissor geralmente um professor, e o receptor geralmente o aluno, têm de estar disponíveis, para que o feixe de conhecimento a ser transferido tenha o mínimo de perdas entre os dois. Como actualmente temos muitos alunos sem receptividade suficiente, muito do feixe do conhecimento perde-se na acústica da sala de aula e na absorção das imagens dos slides e vídeos pelas paredes, sendo desperdiçado imensa energia pelos emissores, profs, na motivação dos receptores, alunos.
CONCLUSÃO
Quando o Estado não assumia a responsabilidade da educação de todos os cidadãos, só era ensinado quem tinha interesse nisso e esses geralmente tinham uma vida mais ou menos prospera, agora que há formações mínimas obrigatórias para todos, só os interessados é que continuam a prosperar, no entanto os desinteressados passam a ter ferramentas para infernizar a sociedade de uma forma mais contundente.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário