Translate

terça-feira, 18 de junho de 2013

TALIBANS E AFEGANISTÃO LIVRE DO OCIDENTALISMO

Até final de 2014 as tropas da NATO deixam de estar no Afeganistão, nem todos mas pelo menos a grande maioria, ficando só os consultores e instrutores, deste modo os custos com um país sem recursos notáveis ficam muito mais aligeirados.
O grande interesse deste país era poupar às petrolíferas cerca de 600 Km de oleoduto para levar o petróleo do Cazaquistão para um porto de mar, de modo a escoar o dito ouro negro que por sinal é muito.
Obama que não parece estar ligado ao esquema do lucro dos petróleos e das guerras: consegue assim poupar umas dezenas de milhar de milhões de dólares com esta retirada das tropas, embora a industria militar continue a arrecadar o custo da instrução e consultadoria dos seus profissionais da guerra e das armas que continuará a vende aos afegãos.
O simpático Hamid Karzai discursou hoje dizendo que iria tentar negociar com os Talibans de modo a conseguir a paz, os Talibans nada disseram entretanto acerca deste assunto.
Pode-se dizer o que se quiser, mas a interpretação Taliban do livro sagrado Corânico: nega a escolaridade às mulheres, a visibilidade pública das suas caras, além de defender várias boas práticas que no ocidente nem sempre são bem vistas, como a punição dura do tráfico e consumo de drogas, a prostituição clara ou camuflada, entre outros.
CONCLUSÃO
Karzai já tem um bom exercito de forças locais com 350 000 soldados treinados pelos USA’s mas que ainda não consegue evitar atentados como os de hoje que matou 17 pessoas junto à Suprema Corte e o de há uma semana que feriu 21 e matou 3 no aeroporto da capital com revindicação Taliban.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário