Translate

terça-feira, 27 de maio de 2014

O PADRE CELI BATÁRIO

O Papa Francisco, depois de visitar Israel, o país do povo do Deus Cristão, falou com jornalistas tendo assumido que o celibato dos padres católicos não é um dogma, embora também não seja prioridade.
Esta abordagem é algo que poderia mudar o perfil médio do padre católico, embora não esteja relacionado com as centenas ou milhares de casos de pedofilia que envolveram padres e que foram mostrados pela comunicação social.
Será que o celibato potencia a pedofilia ou as pessoas já têm tendência para esse comportamento?
Um padre tanto lida com crianças como com mulheres que podem ter um bom perímetro corporal, ser lindas e naturalmente sensuais, então os seus impulsos poderiam sempre ter um objetivo mais adulto e preferir as tais senhoras que abelham diariamente à sua volta: logo se preferem as criancinhas é porque a tendência já existe previamente, penso eu.
Desta forma ao abrir a instituição do casamento aos padres, o catolicismo estará a ampliar o número de padres, mas não evitará a pedofilia, além de que sempre existiram padres que também flirtaram com senhoras adultas e foram inclusivamente pais.
É devido a vários padres terem tido relações com senhoras e terem sido pais não assumidos e ainda ao facto da imposição do celibato na Igreja Cristã ter surgido passados mais de mil anos do nascimento do Cristianismo que o Papa Francisco disse que o celibato não era um dogma.
A tendência para o celibato surgiu logo nos primeiros séculos do Cristianismo, ainda no tempo das perseguições dos Romanos aos cristãos, embora as palavras recordadas de Cristo mencionem: crescei e multiplicai-vos.
O “crescei e multiplicai-vos” foi mais interpretado por “convertei muitos à nossa teologia”, do que “tende muitos filhos” donde a conversão vem de origem.
PensaCM

quinta-feira, 15 de maio de 2014

ABJURAÇÃO, ABANDONO OU FALAR MAL DA RELIGIÃO OFICIAL

Uma sudanesa foi julgada por um clérigo islâmico que a sentenciou à morte pelo facto de ter casado com um homem cristão.
A sentença acumulou com 100 chicotadas e ambas serão efetivadas depois de dar à luz da sua gravidez atual.
A mulher ao ser acusada de ter abandonado a religião islâmica por outra, o que é crime punido por morte naquele país, alegou que nunca foi islâmica, pois foi criada pela mãe cristã: defendendo-se assim do crime de pena de morte.
Aqui o marido cristão não é ouvido nem achado e a mulher é tratada como uma não cumpridora da lei.
Ainda se tem de pensar que uma mulher num lindo país destes pode ter 14 ou 15 anos ou pode casar até com 10 anos, a lei não limita a idade do casamento e acontece várias vezes o rapto prévio da mulher com quem se quer casar.
O Sudão do sul, país derivado do Sudão, separou-se do maior país africano porque a sua população era maioritariamente cristã e animista, estando constantemente a levar com estas leis próprias de países sem liberdade de religião e que ainda por cima matam quem não pensa como eles.
Algo que não tem nada a haver: há muitos sudaneses que chegam constantemente a Lampedusa pretendendo viver na Europa, onde eles consideram que as mulheres têm comportamentos de prostitutas.
A liberdade é linda mas tem de se definir o que é e qual o universo onde se aplica!
PensaCM

terça-feira, 13 de maio de 2014

ACIDENTES EM ESPAÇOS CONFINADOS



Hoje, uma mina de carvão na Turquia explodiu e de seguida deflagrou um incêndio: está-se a falar de 2 Km de profundidade e 4 Km de distância da saída da mina.
As notícias falam entre 200 a 300 pessoas que estavam lá dentro: se a empresa que explorava a mina tiver a mesma imprecisão, temos 100 pessoas que podem ter ou não ficado lá dentro, quem são essas 100 pessoas ?
É por esta razão que regras apertadas de segurança em situações de trabalho em espaços fechados ou confinados, facilitam a contabilidade de quem ficou numa situação grave como esta, o que faz toda a diferença para os familiares, para a empresa e para as seguradoras.
Num acidente ter uma imprecisão de 50 % dos trabalhadores que estão num espaço confinado dá uma imagem de carne para trabalho.
PensaCM

segunda-feira, 12 de maio de 2014

RECEBER E TRABALHAR QUANDO SE ESTÁ DESEMPREGADO

Desempregados e benificiários do Rendimento Social de Inserção em Portugal vão passar a ser mão de obra para manutenção de florestas, uma medida que poupa dinheiro ao Estado e que dá uma ocupação útil a esses portugueses.
Eu já tinha opinado que esta medida era uma boa prática do Governo que a implementasse, seria bom para a comunidade, assim como para os cidadãos mobilizados, no entanto temos de levar em conta que este tipo de atividades não devem por si gerar desemprego.
Temos florestas atualmente que não estão limpas, sendo um manjar para os fogos estivais e esta situação arrasta-se há anos, assim este recurso de mão de obra não parece ir gerar desemprego adicional.
As florestas muitas vezes estão encostadas a rios e estes passam também a ser vítimas das árvores que caem no seu leito e de outras plantas como silvas e afins que obstroem o livre fluir das águas: basta que façamos um passeio de canoa para sentirmos as várias obstruções que as plantas selvagens provocam ao longo do tempo, faz pensar em termos de arteriosclerose de um rio.
Por outro lado o contacto com a natureza poderá melhorar a saúde de muita gente que nunca sai de ambientes fechados e doentios e até dar-lhes ideias para atividades lucrativas futuras.
Já temos duas atitudes inovadoras do nosso governo em pouco tempo: uma foi o Ministro da Economia considerar em frente a um público de empresários que o trabalhador português não tem baixa produtividade, a cadeia de valor agregada ao trabalho é que é de baixo rendimento, a outra atitude foi a de pôr o pessoal que recebe dinheiro do Estado mas não tem emprego a dar rendimento para o próprio Estado.
PensaCM

sexta-feira, 9 de maio de 2014

REGA DE FOGO POR FALTA DE DOTE


A lei indiana de há uns anos para cá proíbe uma ancestral tradição que exigia da família da mulher o pagamento de um dote à família do marido.
Esta tradição existente em vários países orientais é a causa da morte e de muitos abortos de meninas nas famílias pobres destes países.
Mas hoje foi notícia o facto de no norte da Índia, um marido e os seus respetivos pais, sogros da mulher, a terem regado com petróleo refinado e lhe terem ateado fogo pelo facto dos pais dela não terem pago o tradicional dote, proibido por lei.
É assim a mentalidade economicista em qualquer parte do mundo, onde a seleção natural foi substituída pela seleção económica.
PensaCM

quinta-feira, 8 de maio de 2014

PROBLEMA NÃO ESTÁ NOS TRABALHADORES

Acerca da produtividade portuguesa, finalmente alguém que vê a realidade e não diz que o trabalhador português tem uma baixa produtividade:
 PRODUTIVIDADE: PROBLEMA NÃO ESTÁ NOS TRABALHADORES, ESTÁ NOS GESTORES «LEVAREM AS SUAS EMPRESAS A ENTRAR EM CADEIAS DE VALOR ACRESCENTADO MAIOR», foi isto que disse o nosso atual Ministro da Economia quando falava para empresários.
Se ouvirmos falar o prestigiado economista Medina Carreira e outros economistas leitores de gráficos e afins, a sua conversa acerca da diferença entre os trabalhadores alemães ou os ingleses e os portugueses é sempre interpretada como: o trabalhador português tem baixa produtividade comparado com o alemão ou o inglês ou outro qualquer de um país com melhores índices económicos.
Esta visão do atual Ministro da Economia é o que todo o economista gráfico-analista não consegue ver, mas que todo o português trabalhador já alcançou à muito, principalmente os emigrantes que deram menos "o litro " que cá, nesses países de sucesso, mas ficaram com o bolso mais cheio de dinheiro, só que tinham gestões menos caprichosas e com egos menores.
o Ministério da Economia é o que tem menos orçamento de todos, umas meras centenas de milhões de euros por ano, menos do que várias das gordas empresas que por cá andam: as Finanças absorve-lhe tudo.
PensaCM

HELENA COSTA A 1ª TREINADORA D'FUTEBOL MASCULINO PRO

Primeira treinadora do mundo de futebol masculino profissional, chama-se Helena Costa, tem 36 anos e parece avolumar o prestígio dos treinadores portugueses de futebol .
Esta trintona tirou ciências do Desporto na Faculdade de motricidade Humana, em Lisboa, começou por treinar os miúdos do Benfica, depois passou a treinar os juvenis, donde passou a treinar séniores de futebol noutro clube, passou para os seniores de uma equipa feminina onde foi campeã nacional, daí saltou para o Qatar como treinadora da seleção feminina e implementadora do futebol feminino nesse país, daí tornou a saltar para selecionadora da equipa feminina do Irão e agora passou a ser a primeira selecionadora feminina de uma equipa sénior masculina profissional da 2ª divisão francesa, depis de ter sido conselheira do Celtic e de Glasgow .
Será que os nórdicos dão bons políticos, os israelitas bons exércitos e os portugueses bons treinadores de futebol ?
Será que está impresso nos nossos genes ?
Ainda me lembro dos comentadores de futebol e do mercado bolsista serem exclusivamente homens, agora todos os homens preferem ver as mulheres nessas posições.
PensaCM

quarta-feira, 7 de maio de 2014

O ESTADO DE GUERRA

O facto de os Estados entrarem em guerra, provoca sempre um aumento das descobertas científicas vocacionadas para a mesma, arrastando mais tarde o aproveitamento de algumas dessas descobertas para a vida civil, o que passa a ser bom.
Depois da Segunda Grande Guerra Mundial, os USA vencedores contrataram vários comandos militares para gerir as suas empresas privadas, foi assim que se deu a génese das atuais gestões empresariais em que motivam o funcionário e simultaneamente o colocam em risco de perder o trabalho, tal como o soldado ou morre ou mata e ganha o próximo nível da batalha.
Em todos estes anos tem-se estado a aproveitar todos os recursos de gente que faz caminhar as empresas impondo o seu estilo alinhado com o sucesso dos lucros das empresas que gerem, o efeito secundário é o facto já constactado dos direitos do cidadão serem cada vez mais postos em causa devido a essas lideranças de sucesso para a gestão.
A integração das complexas leis que todo o cidadão tem de saber e os lucros que usam métodos que contradizem essas leis, são factos que têm de ser alinhados entre o poder judicial e o poder económico, caso contrário continuamos a fingir que pertencemos a Estados de Direito sendo mais avançados que os chineses, os paquistaneses ou outros que tais, mas é só uma ilusão.
PensaCM

terça-feira, 6 de maio de 2014

10HECTARES DE MACONHA NO URUGU AI




O Uruguai liberalizou o consumo de maconha, droga considerada leve, depois passou a regularizar a venda e a produção: esta é a forma do Presidente, que tem a Fabiana Leis como secretária, fazer guerra aos traficantes desta droga, porque continua a não fazer guerra nenhuma aos traficantes de outras drogas mais duras que costumam ser os mesmos.
De qualquer modo, segundo o meu ponto de vista, é um passo muito grande, pois não foram promulgadas leis avulso acerca do assunto: define o consumidor como uma pessoa identificada pelas impressões digitais dos dois polegares que pode pertencer a um clube de consumidores, comprar na farmácia ou plantar, sendo exclusiva uma só destas opções.
O plantador não pode comprar, o comprador da farmácia ou do clube não pode plantar, o turista não pode comprar, o consumidor tem de ter mais de 18 anos e ser Uruguaio ou imigrante com visto de permanência.
Em Novembro será o mês em que a maconha estará à venda nas Farmácias como medicamento e em embalagens de 10 gramas.
O produtor tem de declarar qual o tipo de semente, onde vai plantar, qual o tipo de embalagem e só serão dadas seis licenças para começar, sendo estimado como suficiente uma área de 10 hectares para este cultivo.
Se vão dar só 6 licenças e falam em 10 hectares como área de cultivo suficiente, então estamos a falar de um looby em que os seis cultivadores ou no máximo as suas famílias diretas não poderão consumir, para lá destes, os trabalhadores das empresas e do Estado estarão sujeitos a testes aleatórios de despistagem, não podendo consumir.
Será proibido consumir em recintos fechados, em transportes públicos (que podem ser espaços abertos), em escolas e em hospitais.
PensaCM

segunda-feira, 5 de maio de 2014

A SAÚDE AS VIAGENS E A CONTAMINAÇÃO

As vacinas vieram proteger o corpo contra as doenças para as quais é possível a vacinação, foi desta forma que a Organização Mundial de Saúde (OMS) já publicou a erradicação de algumas doenças a nível mundial: a poliomielite era uma delas!
Já em 2014 detetaram-se novos casos de poliomielite em 3 dos 10 países que se situam na Ásia central, Médio Oriente e na África Central: estas contaminações internacionais são  consequência das viagens fáceis sem controlo sanitário que atualmente se fazem pelo mundo inteiro.
Na realidade quando se tem uma população com uma doença facilmente transmissível confinada num determinado território, torna-se mais fácil a cura e erradicação dessa doença do que se essas pessoas andarem pelo mundo fora a viajar.
A poliomielite que ataca o crescimento das pernas nas crianças e o mortal ébola das hemorragias internas que só deixa cá 5 a 10 % das pessoas, são exemplos da proliferação fácil de doenças através das tecnologias humanas de ponta, principalmente pelas viagens de avião.
O dilema da OMS é que os seus elevados padrões não conjugam bem com as tecnologias lucrativas dos transportes de massa nem com as condições de existência sanitária precária de grandes quantidades da população humana.
Por exemplo: um dos grandes objectivos da OMS para este milénio é a "não defecação a céu aberto", pois este ato de emergência humana é responsável por muita contaminação doentia, mas não o seria se vivêssemos mais espaçados, pois esse problema não existe para as comunidades de animais selvagens onde a população não é excessiva.
PenasCM

sexta-feira, 2 de maio de 2014

JENN LAW A MAIS SEXY


A revista FHM elegeu a Jennifer Lawrence como a mulher mais sexy do mundo, isto é notícia porque no ano passado tinha ficado em 20º lugar.
O que mudou ?
Alterou o visual de uma forma considerada radical e mais favorável aos seus eleitores, fez filmes considerados bons como “Golpada Americana” e “Jogos da Fome”, caiu na passadeira vermelha dos óscares, tentou interromper uma entrevista nos globos de ouro: foram estas premissas que lhe vão subir substancialmente o pecúlio anual só pelo facto de ser considerada a mulher mais sexy do mundo, passando esta imagem para milhões de meninas que vão tentar identificar-se com ela.
CONCLUSÃO
Jennifer Law, ao ser considerada a mais sexy passará eventualmente a ser uma Ronalda dos atores que dá a sua imagem na revista FHM para o pobre proletário que não tem dinheiro para ter uma namorada decente se contentar com as vistas.
PensaCM