Translate

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

A VESPA ASIÁTICA PICA MUITO MAIS




A vespa asiática apreciavelmente maior que a europeia chegou ao nosso continente em 2004 através do porto de Bordéus e foi detetada em Portugal a partir de 2011, mas só a partir de 2012 é que começou a sentir-se mais no nosso país.

O problema desta nova abelha é ser muito agressiva intimidando a abelha autóctone, fazendo com que esta não saia tanto e acabe por baixar a produção de mel e enfraquecer a vitalidade das colmeias, afetando também a economia do mel e derivados.

As pessoas tal como as abelhas também se sentem mais ameaçadas por aqueles insetos picantes e três vezes maiores que as nossas pequenas abelhas que só por elas já assustam a maior parte da população.

O receio dos portugueses leva a chamar as entidades mais adequadas a este assunto para que destruam esses novos ninhos, o que geralmente é feito de noite, para proteção dos destruidores, sendo as prioridades na sua destruição: os ninhos no solo, depois os que estão em edifícios, depois os dos quintais e por último os das florestas.

È assim que a introdução voluntária ou não de uma nova espécie pode criar um problema não só económico como também de saúde e segurança: imaginem-se os alérgicos às nossas abelhas como ficarão com uma picada daquelas ?

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário