Translate

sábado, 13 de junho de 2015

TRIBALISMO ASSOCIATIVO

No dia 10 de junho passado entrei numa prova de ciclismo promovida por uma associação de moradores, ia inserido num grupo que promovia uma gama de produtos com base natural e adequados para tomar antes, durante e depois de uma prova com esforço físico.
Participando nesta prova, éramos três participantes que fazíamos publicidade à marca dos produtos. Depois da prova seguia-se um almoço e a seguir uma pequena dissertação para esclarecer a natureza dos produtos e os efeitos que provocariam no organismo, não se ia vender nada ali, só esclarecer.
Enquanto a referida dissertação decorreu, alguns saíram da sala, dois grupos de pessoas continuaram a falar alto e o grupo da frente é que realmente deu alguma atenção ao que o palestrante dizia através das colunas que não emanavam um som nada claro, mas logo a seguir ao início da palestra que estava programada para uns 15 a 20 minutos, um elemento ligado a uma outra marca de produtos de consumo foi para o palco à espera que o palestrante acabasse, entretanto foram para lá mais umas crianças, depois disso a presidente da associação chegou mesmo a falar com o nosso grupo no sentido de interromper a palestra em curso para fazer um sorteio e entregarem os prémios da prova.
Na realidade a palestra lá acabou no meio do barulho emitido pelos dois grupos de barulhentos e a entrega dos prémios que se seguiu foi empolgante e a mostrar que nós não tínhamos sido bem aceites, embora a nossa mensagem estivesse relacionada com bem estar, ali a bebida alcoólica era rainha e quem viesse com conversas fora desse contexto não era simplesmente aceite.
Este é o chamado comportamento tribal onde o mundo começa e acaba na tribo.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário