Translate

terça-feira, 25 de outubro de 2016

INVESTIMENTOS DA VIDA

Durante a nossa vida damos valores às pessoas e coisas com que lidamos e de que precisamos: terá lógica o valor que atribuímos a cada pessoa ou coisa ?
Vejamos !
O carro é um meio de transporte, servindo apenas para nos levar de um lado para outro, não é um objetivo em si e se a nossa profissão não for motorista ou não tivermos necessidade de andar de carro para cumprir a nossa função, acabamos a andar entre 15 minutos e duas horas de carro por dia, sabendo que há os que só conduzem ao fim de semana, assim podemos estimar em média, meia hora por dia, a andar no nosso carro.
Qual é o dispêndio do nosso rendimento ao longo da vida em carros ?
Desproporcionadamente muito !
A casa que temos serve para dormirmos nela, cerca de um terço da nossa vida, para viver durante alguns fins de semana e parte do final do dia de trabalho.
Quanto empenhamos do nosso dinheiro na nossa casa ?
Para uma família média entre um terço e metade do seu rendimento !
Se a pessoa faz muito vida de casa, talvez valha esse dinheiro, caso contrário não.
O quarto é o compartimento onde passamos mais tempo da nossa vida, rivalizando com o gabinete/escritório, se formos um balhador desses, mas geralmente a sala é que é o maior e melhor compartimento da casa.
Os alimentos servem para nos manter vivos e com qualidade de vida, só podemos passar sem eles durante umas dezenas de dias seguidos, quanto gastamos neles ?
Nalguns casos o mínimo que se consegue, noutros casos confundimos alimentação com ostentação e comemos em relojoarias, onde se paga o alimento a peso de ouro e que por vezes até contribui mais para a nossa morte do que para nos manter vivos.
O ar que respiramos serve a par com a alimentação para nos manter vivos e com energia.
O que gastamos com o ar que respiramos tem a haver com o calor/frio sentido pela pele ou com a intoxicação por fumo dos alvéolos dos nossos pulmões para podermos desfrutar a prazo de enfisema percosse do pulmão: este é um caso em que geralmente gastamos dinheiro para morrer mais depressa ! De um modo geral, quanto menos se gasta com o ar que respiramos, melhor qualidade de respiração temos.
Uma pessoa que não trabalhe por turnos nem trabalhe em casa, vive com a(o) companheira(o) durante a noite, o início da manhã e o final do dia e a este tempo tem de se diminuir o tempo que se passa com amigos e nas compras individuais e ainda outras atividades.
Quanto se investe na pessoa ?
Pode-se perder tudo se a pessoa se divorciar e tiver um bom advogado.
O que se pode ganhar ?
Ganham-se filhos: esses sim compensam largamente o risco.
Como classificar uma sociedade onde 70 % dos casamentos acabam em divórcio: um ambiente promissor para os negócios da psicologia/psiquiatria e da advocacia.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário