Translate

quarta-feira, 7 de março de 2018

O AQUECIMENTO GLOBAL E A CHUVA

O aquecimento global não seca o globo, antes pelo contrário: mais temperatura média significa mais evaporação média e mais chuva média, o que fica melhor em média para as plantas, pois ao terem mais água reproduzem-se e crescem mais, em média.
No entanto quando comemos em média uma galinha, significa que uns comem uma galinha inteira e outros sabem que elas existem, comendo só o arroz ou a mandioca do acompanhamento.
Assim o aumento da média de chuva pode significar que nalguns pontos até pode chover menos devido a correntes de novas superfícies de oceano descobertos, como é o caso do oceano Ártico, entre a Rússia e o Ártico, que passou a estar na forma líquida de uma forma permanente ao longo de uma boa extensão, o que gera ventos siberianos a chegar à Europa Ocidental.
Alguns dizem que o sul de Portugal ficará desértico até ao final do século outros dizem que Lisboa ficará com uma temperatura média mais baixa e terá neve no inverno. Será que as duas situações irão coexistir?
Uma coisa é certa: a produtividade média global da flora irá aumentar, assim como os polens, se isso trará vantagens para as plantas comestíveis pelo Homem ou não já é outro assunto.
Que mais polen e insetos no ar trarão mais alergias também é certo, mas que os Russos ficarão com melhores acessos às energias fósseis do Artico também.
Que o Saara aumentará parece ser certo, mas que florestas luxuriantes aparecerão noutras zonas também.
O gelo, água doce dos pólos vai-se derreter mais e juntar-se ao oceano salgado, mas a água dos oceanos também vai aumentar as chuvas que aumentarão os caudais dos rios de água doce.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário