Translate

segunda-feira, 25 de junho de 2018

FORMA DE PENSAR E TENSÃO CARDÍACA

Se nos habituarmos desde pequeninos a levar pequenas coisas a peito, no fundo desenvolvemos uma inter atividade entre as nossas emoções e o que nos rodeia ou o que nos afeta diretamente de uma forma muito mais intensa.
Estamos a falar de pessoas que não gostam de perder nem a feijões, são os chamados altamente competitivos, são aqueles que o sistema capitalista tanto venera, mas são os mesmos que uma vez tendo adquirido aquele tipo de personalidade já não a vão perder mais.
Até se pode ter uma vida de sucesso com esse tipo de personalidade mas quando se passa a ter uma doença cardíaca ou ficar velhinho, altura em que todos querem mandar em nós, aí é que o verdadeiro sofrimento desta personalidade se vai fazer sentir.
A tensão arterial vai subir bastante sempre que a pessoa for contrariada naquilo que pretende, sendo que este tipo de pessoas geralmente quer continuar a mandar em tudo o que as rodeia, aumentado o seu próprio risco de ataque cardíaco ou AVC.
A acrescentar a esta personalidade ganhadora vem muitas vezes uma filosofia de vida de consumo desregrado mesmo quando desaconselhado, o que muito contribui para o encurtamento da esperança de vida do homem de sucesso do ponto de vista capitalista.
O Homem de sucesso do ponto de vista biológico, por outro lado, vivendo mais de acordo com o enquadramento do seu meio ambiente não tem um ego tão exaltado nem necessidade de se impor aos outros, podendo desfrutar de uma velhice mais calma e prolongada.
PensaCM

sexta-feira, 22 de junho de 2018

IMPOSTOS SOBRE COMBUSTÍVEIS


No início de Junho o custo do gasóleo antes de impostos e taxas ficava em Portugal  a 0.652 € o litro e em Espanha o mesmo litro ficava a 0.659 € ao público.
Estes valores indicam que as refinarias portuguesas produzem o litro de gasóleo mais barato mas o governo aplica impostos  e taxas mais caros.
Quando vamos comprar um carro aprece-nos em detalhe qual o preço do carro antes de impostos e taxas, quanto se paga de impostos, quanto se paga de taxas, mas nas faturas do combustível para esse mesmo carro nunca surge em detalhe os vários impostos e taxas aplicados, porquê?
As Refinadoras teriam interesse em que esses valores fossem detalhados ao cliente para não terem de aturar as indignações do público constantemente contra os preços dos combustíveis, acusando os intervenientes da produção e distribuição de receberem grandes lucros.
Na realidade é estranho porque os refinadores/distribuidores ficam calados deste modo, deixando-se ser acusados de toda a forma e feitio.
Mas quem está hoje num cargo de topo de uma empresa desta dimensão pode amanhã ir parar a um cargo político, será esta a justificação dos políticos se calarem sobre os impostos e taxas que aplicam e deixarem a maior industria do país ser acusada de manipulação de preços e ter lucros chorudos?
A realidade é que os grandes lucros das destiladores/distribuidoras se baseiam em volume de vendas, pois o seu lucro por litro tem uma percentagem muito baixa, nenhum lojista aceitaria ter um negócio que desse uma percentagem de lucro tão baixa.
Por outro lado os Governos recuperam as suas contas muito à custa dos impostos e taxas que aplicam aos produtos petrolíferos, até o Ambiente quer manter a sobretaxa para ter orçamento de jeito.
Quando vamos pesquisar na Internet a composição dos impostos e taxas sobre os produtos petrolíferos, só nos aparece conversa e números por alto, não se encontra facilmente os vários itens dos impostos e taxas aplicados ao litro de gasóleo, gasolina ou GPL auto.
Atualmente o gasóleo pago pelo consumidor já ultrapassou os 50% de impostos e taxas e a gasolina já vai acima dos 60%, só o GPL auto é que tem impostos e taxas reduzidos.
Uma mão lava a outra e é necessário ter todos a pagar para melhor orçamentar, deixando o desinformado dizer o que quiser, porque no fim do dia vai ter que abastecer o seu carro ou camião.
Impostos e taxas? É só para baralhar! Porque não é só um imposto?
PensaCM

terça-feira, 19 de junho de 2018

GARIBALDI O ITALIANO


Giuseppe Garibaldi nasceu a 4 de Julho como o feriado da independência dos USA,
Além disso nasceu em 1807:
a 12 de Outubro mandava Napoleão que o General Junot com as suas tropas invadisse Espanha,
a 29 de Novembro a família real portuguesa fugia para o Brasil das tropas napoleónicas,
neste mesmo ano Humphry Davy consegue isolar o potássio a partir do hidróxido de potássio,
neste mesmo ano morre o famoso matemático Johann III Bernoulli que todos conhecem pela famosa equação com o seu nome.
Realmente é uma conjetura muito ativa o que o leva o nosso Garibaldi a entrar em disputas militares e aventureiras na América do Sul, tendo acabado por ser uma pedra basilar na unificação da Itália como país único, industrial e moderno.
Garibaldi nasceu como francês em Nice mas morreu como italiano.                                                    PensaCM                                     

sexta-feira, 15 de junho de 2018

O AMOR CONTRA A ARROGÂNCIA


Há quem defenda que a prática do amor no relacionamento das pessoas é a melhor forma de lidar com o mundo e as suas falhas, porque mostra evidenciando aos outros mais agressivos e arrogantes que o são estupidamente.
A questão da estupidez reside em estar errado e pensar que se está certo, sendo óbvio para os outros que o estúpido o é mesmo.
Se um adepto do amor nas relações inter pessoais enfrenta um estúpido, o estúpido vê ali uma vítima perfeita da sua estupidez agressiva e arrogante, chagando o desgraçado até ao tutano, tal como o guloso como todas as bolachas do pacote até ver o seu fundo.
O amoroso com a sua perspectiva do amor, tentará toda uma argumentária que embaterá na blindagem da estupidez e dali nada produzirá de positivo, quem acaba a ceder é o amoroso que ficará farto de ser bom para com aquele ser humano, rendendo-se alguns dos amorosos ao exército dos filhos da mãe estúpidos e arrogantes, é por isso que cada vez há mais estupidez.
O amor só resulta quando interpretado fisicamente com orgasmos e cenas dessas, por isso é que cada vez mais as pessoas se acediam.
PensaCM

quinta-feira, 14 de junho de 2018

CRUDE AMIGO ALGUM POVO NÃO ESTÁ CONTIGO


O crude em quantidades suficientemente abundantes para ser considerado jazigo rentável não existe em todo o lado.
Para encontrar um furo de crude rentável perdeu-se dinheiro a detetar outros oito furos que não foram rentáveis mas que custaram dezenas de milhões de euros cada um.
Esta é a perspectiva do investidor e do engenheiro que tenta rentabilizar a natureza a favor da sociedade, aproveitando o seu conhecimento para ganhar mais algum.
A costa portuguesa tem crude off shore, no oceano Atlàntico, mas ainda não está definido se será ou não rentável a sua exploração, tal como a Noruega tem crude off shore que tanto tem contribuído para o bem estar da sua população e aumentado as reservas monetárias do país, no entanto a Noruega é um dos países mais respeitadores do ambiente.
O Norueguês é um cidadão que não se importa de pagar mais pela gasolina se isso for contribuir para o melhoramento do ambiente do seu país e compreende perfeitamente que a atividade económica hoje não deve por em causa os recursos das futuras gerações.
Em Portugal o facto de se saber que se poderá vir a explorar crude a uma distância de 21 Km da costa alentejana já mobilizou manifestações contra esse tipo de exploração e continua a mobilizar alguns pretendentes a ambientalistas que se deslocam várias dezenas de quilómetros em veículos movidos a gasolina ou gasóleo destilados em Refinarias portuguesas a partir do crude comprado ao estrangeiro.
Estas pessoas com estas manifestações alegam que a paisagem para o turista fica afetada e que a exploração deste recurso poderá vir a afetar o ambiente: pretendem assim indiretamente que Portugal continue a receber crudes de outras partes do mundo que depois de ser extraído da terra seja ainda transportado por petroleiros através dos oceanos e que seja transfegado para as nossas refinarias e que os fornecedores desses países enriqueçam enquanto nós pagamos impostos e lucros a intermediários.
Esta dialética contra a exploração de crude a uma distância da costa que nem se consegue ver de binóculos tem por trás gente que tem sotaque estrangeiro e que se deslocam em veículos que consomem combustíveis fosseis destilados a partir de crudes que nos é entregue por navios que também consomem combustíveis fosseis de baixo custo e elevada carga poluitiva em enxofre.
Vários manifestantes são pessoas que vivem de empregos que estão dependentes de negócios relacionados com transporte marítimo ou mesmo de atividades ligadas ao comercio de produtos petrolíferos.
Porque não se despedem estas pessoas dos seus empregos por estarem relacionados com a exploração/refinação /comercialização do crude e seus derivados?
Estas pessoas não deixam de fazer as suas viagens anuais de avião para destinos longínquos, sabendo que em cada dessas viagens se vão consumir dezenas de milhares de litros de combustível destilado de crude e que faz voar aqueles aviões ou o combustível barato e sujo dos paquetes que proporcionam semanas de cruzeiro maravilhosas por paisagens naturais idílicas .
A incoerência ao serviço da moda das ideias é uma análise interessante.
PensaCM

quarta-feira, 13 de junho de 2018

BISPO DE FÁTIMA A CARDEAL


O nosso simpático bispo de Fátima António Marta está agendado para a nova nomeação de cardeais que o nosso Papa informal vai fazer.
Ficaremos assim com quatro cardeais, o que significa que até no Catolicismo os portugueses estão em alta e não só no futebol e na política.
Passamos assim a ter o Secretário Geral da ONU, na pessoa do António, depois da Presidência da CE pelo Durão, temos o Ministro das Finanças da CE, na pessoa do Mário, temos o vice do BCE na pessoa do Victor que tem low profil, temos o melhor treinador de futebol do mundo ou muito perto disso com o José, temos o melhor jogador do mundo na pessoa do Cristi ano e temos agora outro António a escorregar para Cardeal fazendo-se ao lugar de Papa.
O Papa atual também tinha este ar bondoso e simpático, e de Bispo chegou a Papa, com uma personalidade semelhante a este nosso Bispo de Leiria-Fátima:simples com uma visão de bondade perante os problemas de hoje, alinhado com a opinião ocidental vigente.
A vida está para quem sabe interpretar a atualidade e o resto é conversa.
PensaCM