Translate

sexta-feira, 22 de junho de 2018

IMPOSTOS SOBRE COMBUSTÍVEIS


No início de Junho o custo do gasóleo antes de impostos e taxas ficava em Portugal  a 0.652 € o litro e em Espanha o mesmo litro ficava a 0.659 € ao público.
Estes valores indicam que as refinarias portuguesas produzem o litro de gasóleo mais barato mas o governo aplica impostos  e taxas mais caros.
Quando vamos comprar um carro aprece-nos em detalhe qual o preço do carro antes de impostos e taxas, quanto se paga de impostos, quanto se paga de taxas, mas nas faturas do combustível para esse mesmo carro nunca surge em detalhe os vários impostos e taxas aplicados, porquê?
As Refinadoras teriam interesse em que esses valores fossem detalhados ao cliente para não terem de aturar as indignações do público constantemente contra os preços dos combustíveis, acusando os intervenientes da produção e distribuição de receberem grandes lucros.
Na realidade é estranho porque os refinadores/distribuidores ficam calados deste modo, deixando-se ser acusados de toda a forma e feitio.
Mas quem está hoje num cargo de topo de uma empresa desta dimensão pode amanhã ir parar a um cargo político, será esta a justificação dos políticos se calarem sobre os impostos e taxas que aplicam e deixarem a maior industria do país ser acusada de manipulação de preços e ter lucros chorudos?
A realidade é que os grandes lucros das destiladores/distribuidoras se baseiam em volume de vendas, pois o seu lucro por litro tem uma percentagem muito baixa, nenhum lojista aceitaria ter um negócio que desse uma percentagem de lucro tão baixa.
Por outro lado os Governos recuperam as suas contas muito à custa dos impostos e taxas que aplicam aos produtos petrolíferos, até o Ambiente quer manter a sobretaxa para ter orçamento de jeito.
Quando vamos pesquisar na Internet a composição dos impostos e taxas sobre os produtos petrolíferos, só nos aparece conversa e números por alto, não se encontra facilmente os vários itens dos impostos e taxas aplicados ao litro de gasóleo, gasolina ou GPL auto.
Atualmente o gasóleo pago pelo consumidor já ultrapassou os 50% de impostos e taxas e a gasolina já vai acima dos 60%, só o GPL auto é que tem impostos e taxas reduzidos.
Uma mão lava a outra e é necessário ter todos a pagar para melhor orçamentar, deixando o desinformado dizer o que quiser, porque no fim do dia vai ter que abastecer o seu carro ou camião.
Impostos e taxas? É só para baralhar! Porque não é só um imposto?
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário