Translate

terça-feira, 24 de julho de 2018

A 380 O MAIOR 2


A capacidade do depósito do A380 é de 323 mil litros de jet o que gera uma brutalidade de consumo com a consequente emissão de CO2 para a atmosfera. Um SUV europeu gasta aproximadamente 6 a 7 litros de combustível em cada 100 Km percorridos, fazendo contas seria necessário um SUV europeu andar cerca de 5 000 000 de Km para consumir o que um avião destes gasta numa viagem, no entanto o construtor fala em 3 litros por passageiro para cada 100 Km voados, o que é um consumo aparentemente baixo para um veículo que anda a Mach 0.85, no referido SUV europeu o consumo por passageiro será de 1.3 litros por cada 100 Km rodados na estrada a uma média de 100 a 120 Km/h, Mach 0.10.
A questão dos consumos perde-se quando constatamos que as agências de viagens inventam tudo para recrutar pessoas para férias em lugares exóticos que nada acrescentam à vidinha dessas mesmas pessoas a não ser desembolsar uns milhares e ter uma narrativa para contar mais tarde.
A tripulação de uma aeronave destas pode atingir as 30 pessoas, a população de uma pequena aldeia que irão assistir em viagem um total que pode atingir mais de 850 passageiros, a população de uma pequena vila.
Este tipo de avião ainda não teve acidentes mortais o que abona muito a seu favor, usando quatro motores que diminuem a possibilidade de acidente por falha de motor.
Há muita gente contra o funcionamento das refinarias e das cimenteiras mas que vai de férias em aviões destes, pergunta-se então como quereriam estas pessoas andar num avião destes sem existirem refinarias para os alimentar e cimenteiras para pavimentar as pistas de aterragem que terão de medir para cima de 3 km com uma largura de 45 a 60 m e uma espessura maior que 50 cm de material denso, cimento ou betume asfáltico e gravilha ?
É muito investimento para inventar destinos para contar histórias aos amigos, sim, porque a necessidade de viajar de avião ao nível dos negócios é praticamente toda colmatada por net e telefone e viver noutro país para ir visitar os familiares de avião é uma situação que existe só há algumas dezenas de anos.
Assim vamos contribuindo diretamente para a subida da temperatura do planeta com emissões de CO2 enquanto acusamos o do lado e continuamos a assobiar para o ar.

PensaCM


Sem comentários:

Enviar um comentário