Translate

segunda-feira, 23 de julho de 2018

A 380 O MAIOR


"O A380 da Hi Fly tem uma capacidade para 471 passageiros distribuídos por três classes. No piso principal há espaço para 12 lugares de primeira classe e 311 de classe económica. Já o piso superior terá 60 lugares de classe executiva e 88 de económica. Numa configuração de alta densidade, este avião poderá transportar até 853 passageiros."
Este avião é o comercial maior do mundo e tem um custo de produção que ronda os 433 milhões de dólares ou seja os lucros da Galp durante um ano médio.
Para voar necessita de dois pilotos e um copiloto, o que gera problemas de gestão no caso de um deles fazer greve, pois nem todos os pilotos sabem pilotar esta máquina voadora, logo a substituição de um piloto/copiloto grevista é muito difícil.
Esta máquina feita com os materiais mais leves cuja relação custo qualidade consegue, tem cerca de 277 toneladas, o peso de uma vivenda T3/4 feita em alvenaria e betão que baste.
O peso máximo à descolagem é de 575 toneladas, cerca de metade da massa de uma piscina olímpica, distribuídos pelos 184 m3, mais ou menos o tamanho de um T1 grande ou um T2 pequeno.
Mede 73 m de comprimento e 80 m de largura, ocupando as extremidades quase um campo de futebol.
Anda normalmente a Mach 0.83, abaixo da velocidade do som, tendo uma autonomia um pouco acima dos 15 000 Km que é 0.375 do perímetro da Terra.
Esta bomba foi desenvolvida pelos europeus, Alemanha, França, Reino Unido e Espanha e surgiu depois daquele famoso acidente do Concorde que se incendiou devido a ter batido durante a descolagem numa peça largada por um avião de origem americana, concorrência.
Depois da Airbus ter implementado estas máquinas a Boeing, marca da peça que pôs o Concorde fora de produção, nunca mais teve os lucros que costumava ter.
São interessantes estas ligações e comparações.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário