Translate

quinta-feira, 14 de março de 2019

A DIMENSÃO DA BOEING 2


O Boeing 737 Max 8, o tal dos acidentes devido a um sistema eletrónico de aviónica tinha logo de projeto vários defeitos que foram sendo compensados para evitar custos.
Um dos mais visíveis é o tamanho dos motores que é enorme para a estrutura das asas, ficando muito junto ao chão, para evitar que nas descolagens e aterragens pudesse tocar facilmente no chão, avançaram a colocação dos motores de modo que a zona frontal dos mesmos, mais larga, abrangesse a largura da asa e a zona posterior dos motores, mais estreita, ficasse já na parte inferior da asa. De qualquer modo se olharmos para o avião nota-se perfeitamente o gigantismo dos motores e a sua proximidade do chão.
Estamos a falar de milhares de milhões de investimento no desenvolvimento de um avião destes e mesmo um empresa com grande dimensão como esta só sobrevive se controlar bem a relação custos/benefícios, pois o desenvolvimento de um novo modelo pode levar à falência uma empresa destas.
Por outro lado, pelo que os entendidos dizem em entrevistas, este modelo já tinha particularidades que o construtor considerou não ser necessário dar conhecimento aos pilotos, o que nunca foi pratica corrente neste negócio, ou seja, a programação e a electronica já começam a dominar o trabalhador, neste caso o piloto de aviões
Estes aviões com piloto automático já chegam a ter capacidade de voar e aterrar através da programação intrínseca, sozinhos. Neste caso estamos a caminho do conceito de avião a aproximar-se do drone transportador, em que a pilotagem é muito limitada relativamente ao domínio total da máquina.
Estas são as dores do desenvolvimento do drone aéreo de transporte que virá a seguir.
PensaCM

ESTRATÉGIAS VIRAIS E O CAOS



"As estratégias de eliminação do VIH têm esbarrado sempre no difícil obstáculo que são os reservatórios do vírus, escondidos no organismo e que permanecem num estado latente mesmo durante a terapia anti-retroviral à espera de uma falha nas defesas para contra-atacar. Agora, uma equipa de investigadores analisou 20 pénis, alguns de indivíduos infectados, e fez uma descoberta que pode obrigar os investigadores a repensar as suas estratégias de ataque. Na uretra, o principal reservatório de VIH estará numas células do sistema imunitário chamadas macrófagos e não nas células -alvo mais conhecidas deste vírus que são os linfócitos T, escrevem os cientistas num artigo publicado na Nature Microbiology."

Esta descoberta mais uma vez mostra que a evolução dos organismos vivos, por mais simples que eles pareçam ser conseguem tornar dificílimo o seu controlo e deteção.
Então será que o mero vírus tem capacidades "stellt" como os caças topo de gama das maiores potencias militares?
Parece que sim! Sendo muito mais difícil detetar um vírus "stellt" do que um caça "stellt".
A evolução do universo e da biologia antes do domínio da ciência genética, foram feitos pelas leis permitidas pelo caos, sendo esta forma de evolução conhecida pela lei do mais forte ou do mais adaptado.
O caos não dá estatuto hierárquico a nada e a ninguém, so permanece aquilo que na hora se consegue impor por ser resistente ao meio, não aquilo que a maior parte do tempo conseguiu resistir: é uma forma de eliminar qualquer coisa que por um instante que fosse ficou mais frágil ou menos adaptada.
Este conceito é de tal forma eficaz, forte e fora da nossa forma de compreender que a religião se apropriou do mesmo para dizer que era Deus que manipulava caprichosamente a natureza e o Universo.
A realidade é que estruturas extremamente simples através desta dinâmica, são obrigadas pelos seus contextos a atingirem níveis de funcionamento complexo de tal forma que até parecem ser inteligentes.
Numa multidão apertada um indivíduo quer ir da rua A para a rua B, para isso tem de forçar caminho constantemente com um grande dispêndio de energia e sujeito a ser agredido, acabando a demorar uma hora para atingir o seu objetivo.
O mesmo indivíduo se abrir caminho naquele sentido mas usar os canais mais fáceis de percorrer, entre as pessoas, pode ir ter a uma rua diferente da pretendida mas possivelmente demorará 15 ou 20 minutos para atingir o seu objetivo, o que compensará. Chama-se a isto: "Deus escreve a direito por linhas tortas".
PensaCM

terça-feira, 12 de março de 2019

A DIMENSÃO DA BOEING


Um modelo de avião americano da Boeing, o 737 ao fim de vários acidentes vê os seus clientes a fugir no mundo inteiro e as ações da Boeing a cair a pique nas bolsas.
A Boeing em dois dias perdeu quase 30 000 milhões de dólares em valor, é quase um quarto do Orçamento de Estado Português (OEP).
Estes 30 000 milhões são quase um terço do valor desta companhia aérea ou seja esta empresa vale cerca de 70% do nosso Orçamento de Estado e no entanto só emprega um pouco mais de 140 000 pessoas.
Revendo: Portugal tem um OEP de cerca de 140 000 milhões de euros para 10 milhões de habitantes e somos uma nação com 876 anos de existência, a Boeing tem um valor em ativos um pouco abaixo dos 100 000 milhões de dólares, emprega um pouco mais de 140 000 funcionários e tem 103 anos de existência.
Estes números são significativos do mundo em que vivemos, donde podemos extrapolar que se a Boeing tivesse mais 40% de empregados, cerca de 200 000 e uma produtividade equivalente à que tem, poderia ter um valor de ativos igual ao OEP.
É por isto que o investimento estrangeiro é tão apreciado, pois quando taxado em impostos adequadamente ajuda muito a equilibrar as finanças de países coitadinhos, mas estas empresas quando vão para outros países não é para ajudar os Orçamentos de Estado a subir, mas para aumentar os seus lucros ou seja a diferença entre os custos e as receitas, impondo aos Estados soberanos impostos e taxas reduzidas e resumindo-se mais a fornecedor de emprego do que a pagador de impostos e taxas.
Do ponto de vista dos igualitários (socialistas, comunistas e anarquistas), este tipo de empresas mostram quão poderosos e retentores de riqueza são estas empresas polvo que tanto contribuem para a desigualdade.
Do ponto de vista ecológico, isto mostra o poder de consumo de oxigénio, o poder das emissões gasosas fósseis e a capacidade de gerar lixo metálico e variado que a humanidade tem.
Para o religioso radical, a planta dos pés de Deus anda a ser queimada por estas máquinas infernais logo há que as destruir de encontra os espinhos urbanos chamados arranha céus.
PensaCM