Translate

terça-feira, 12 de março de 2019

A DIMENSÃO DA BOEING


Um modelo de avião americano da Boeing, o 737 ao fim de vários acidentes vê os seus clientes a fugir no mundo inteiro e as ações da Boeing a cair a pique nas bolsas.
A Boeing em dois dias perdeu quase 30 000 milhões de dólares em valor, é quase um quarto do Orçamento de Estado Português (OEP).
Estes 30 000 milhões são quase um terço do valor desta companhia aérea ou seja esta empresa vale cerca de 70% do nosso Orçamento de Estado e no entanto só emprega um pouco mais de 140 000 pessoas.
Revendo: Portugal tem um OEP de cerca de 140 000 milhões de euros para 10 milhões de habitantes e somos uma nação com 876 anos de existência, a Boeing tem um valor em ativos um pouco abaixo dos 100 000 milhões de dólares, emprega um pouco mais de 140 000 funcionários e tem 103 anos de existência.
Estes números são significativos do mundo em que vivemos, donde podemos extrapolar que se a Boeing tivesse mais 40% de empregados, cerca de 200 000 e uma produtividade equivalente à que tem, poderia ter um valor de ativos igual ao OEP.
É por isto que o investimento estrangeiro é tão apreciado, pois quando taxado em impostos adequadamente ajuda muito a equilibrar as finanças de países coitadinhos, mas estas empresas quando vão para outros países não é para ajudar os Orçamentos de Estado a subir, mas para aumentar os seus lucros ou seja a diferença entre os custos e as receitas, impondo aos Estados soberanos impostos e taxas reduzidas e resumindo-se mais a fornecedor de emprego do que a pagador de impostos e taxas.
Do ponto de vista dos igualitários (socialistas, comunistas e anarquistas), este tipo de empresas mostram quão poderosos e retentores de riqueza são estas empresas polvo que tanto contribuem para a desigualdade.
Do ponto de vista ecológico, isto mostra o poder de consumo de oxigénio, o poder das emissões gasosas fósseis e a capacidade de gerar lixo metálico e variado que a humanidade tem.
Para o religioso radical, a planta dos pés de Deus anda a ser queimada por estas máquinas infernais logo há que as destruir de encontra os espinhos urbanos chamados arranha céus.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário