Translate

quinta-feira, 14 de março de 2019

ESTRATÉGIAS VIRAIS E O CAOS



"As estratégias de eliminação do VIH têm esbarrado sempre no difícil obstáculo que são os reservatórios do vírus, escondidos no organismo e que permanecem num estado latente mesmo durante a terapia anti-retroviral à espera de uma falha nas defesas para contra-atacar. Agora, uma equipa de investigadores analisou 20 pénis, alguns de indivíduos infectados, e fez uma descoberta que pode obrigar os investigadores a repensar as suas estratégias de ataque. Na uretra, o principal reservatório de VIH estará numas células do sistema imunitário chamadas macrófagos e não nas células -alvo mais conhecidas deste vírus que são os linfócitos T, escrevem os cientistas num artigo publicado na Nature Microbiology."

Esta descoberta mais uma vez mostra que a evolução dos organismos vivos, por mais simples que eles pareçam ser conseguem tornar dificílimo o seu controlo e deteção.
Então será que o mero vírus tem capacidades "stellt" como os caças topo de gama das maiores potencias militares?
Parece que sim! Sendo muito mais difícil detetar um vírus "stellt" do que um caça "stellt".
A evolução do universo e da biologia antes do domínio da ciência genética, foram feitos pelas leis permitidas pelo caos, sendo esta forma de evolução conhecida pela lei do mais forte ou do mais adaptado.
O caos não dá estatuto hierárquico a nada e a ninguém, so permanece aquilo que na hora se consegue impor por ser resistente ao meio, não aquilo que a maior parte do tempo conseguiu resistir: é uma forma de eliminar qualquer coisa que por um instante que fosse ficou mais frágil ou menos adaptada.
Este conceito é de tal forma eficaz, forte e fora da nossa forma de compreender que a religião se apropriou do mesmo para dizer que era Deus que manipulava caprichosamente a natureza e o Universo.
A realidade é que estruturas extremamente simples através desta dinâmica, são obrigadas pelos seus contextos a atingirem níveis de funcionamento complexo de tal forma que até parecem ser inteligentes.
Numa multidão apertada um indivíduo quer ir da rua A para a rua B, para isso tem de forçar caminho constantemente com um grande dispêndio de energia e sujeito a ser agredido, acabando a demorar uma hora para atingir o seu objetivo.
O mesmo indivíduo se abrir caminho naquele sentido mas usar os canais mais fáceis de percorrer, entre as pessoas, pode ir ter a uma rua diferente da pretendida mas possivelmente demorará 15 ou 20 minutos para atingir o seu objetivo, o que compensará. Chama-se a isto: "Deus escreve a direito por linhas tortas".
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário