Translate

terça-feira, 25 de outubro de 2022

RISHI SUNAK

 








Sunak de 42 anos e munido biologicamente de etnia indiana tendo ancestrais indianos punjabis e um paquistanês, chegou ontem a Primeiro Ministro do Reino Unido.

No seu primeiro discurso falou na união do reino, do partido e da população como consumidores, pagadores de impostos e criadores de riqueza.

Este senhor há uns anos atrás chegou a admitir que não tinha convívio com pessoas comuns, lidava com pessoal que vive de forma abastada sem problemas de pagar contas no fim do mês.

Trabalhou como analista do Goldman Sachs, tendo posteriormente tido posições de topo em empresas de fundos e outras atividades a nível de diretoria. se acrescentármos o seu casamento com a filha de um dos homens mais ricos do mundo, dá-lhe um curriculum espantoso aos 42 anos, assim as espetativas são altas pois deve ter a noção de como poderá valorizar o UK do ponto de vista dos mercados, que é o ambiente natural deste país.

Tem desvantagens:

por apanhar o país com inflação elevada,

alguma descoordenação em certos serviços que se costumam atribuir ao Brexit, do qual ele foi adepto,

por ter chegado a PM do UK durante um turbilhão de troca de Governos em poucos meses acompanhado da coroação de um novo rei e a morte de uma rainha,

pelo facto de ter origem etnica numa ex colónia distante que num futuro não muito longínquo poderá vir a ser colonizadora deste UK fragilizado,

por ser PM numa altura de guerra aqui na Europa "civilizada" tendo de tomar partido e dar ajuda militar.

Sunak tem 1700 mm de altura pelo que dizem, sendo o segundo PM mais baixo, só mais alto que Churchill, é elegante, rápido nos movimentos, dos mais novos de sempre para o cargo, não precisa da política para ser rico mas a sua ambição adicionada ao cargo pode-lhe proporcionar um trampolim para multiplicar a fortuna.

É de notar que embora tenha nascido no UK o Primeiro Ministro indiano foi dos primeiros a felicitá-lo pelo cargo, já quando o português António Costa (geneticamente meio indiano) foi à Índia foi considerado um indiano a governar um país europeu, agora são considerados dois.

Temos de notar aqui que as multinacionais ocidentais estão numa onda de dar cargos de CEO's a indianos pelas suas habilidades em conseguir ser frugais nos custos empresariais, eventualmente esta onda passará para os governantes se também aí conseguirem melhorar a eficácia das políticas.

Sunak tem curriculum merecedor de ser um PM, embora haja quem não goste dele e quem só veja muros para a sua governação. Vamos ver.

PensaCM


ADRIANO MOREIRA

 



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            Adriano José Alves Moreira teve o nome de imperador romano e nome de família judeu, pois um dos avós ainda o era.

Viver 100 anos não é para todos, casar aos 46 anos com uma senhora 23 anos mais nova e ter 6 filhos também não.

Ter estado ligado à oposição do ex Estado Novo nos anos 40 do século passado, defender oposicionistas na barra do tribunal, ser preso e o próprio Salazar tirá-lo da prisão, dar-lhe um cargo de Vice Secretário de Estado e mais tarde de Ministro é algo que parece surreal.

O senhor nasceu em Grijó, aldeia transmontana perto de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança e foi para Lisboa porque o pai polícia foi lá colocado, talvez por isso Adriano Moreira tenha tido como primeiro emprego jurista no Arquivo Geral do Registo Criminal e Policial em Lisboa.

Mas o que mais lhe agradou foi ser professor do primeiro ano de Direito, onde direcionava aquelas mentes jovens para uma forma de pensar correta.

Este homem  fantástico, à casa do qual cheguei a ir em miúdo, de entre os seus seis filhos, um esteve ligado ao CDS/PP tendo sido autárquico mas infelizmente morreu em 2019, uma das filhas pertence ao PS tendo-se notabilizado por ter sido defensora dos direitos LGBT's na Assembleia da República.

Adriano Moreira ensinou, escreveu e explanou verbalmente o seu pensamento de visão e não de imediatismo, como é comum fazer na política.

Nasceu em 1922, numa República democrática, viveu e participou parte da sua vida na ditadura de Sal e azar e a última fase da vida tornou a desfrutar da democracia, embora tenha ido uns aninhos para o Brasil para evitar ser preso pelos excessos do PREC pós 25 de Abril de 1974, mas quando voltou acabou a ser Presidente de um partido embora de direita mas democrático, nos últimos anos ainda foi nomeado Concelheiro de Estado.

Realmente não é para todos.

PensaCM

IL O LIBERAL


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       





Em françês "il" significa "ele" e ele o Presidente da Iniciativa Liberal, partido político português com uma multiplicação de deputados de 1 para 8 nas últimas legislativas, foi à televisão dizer que vai deixar a presidência porque assume não ser suficientemente popular para a aderência ao partido poder continuar a subir. Realmente o senhor não é muito simpático.

JCF, João Cotrim Figueiredo, disse também que havia um determinado membro do partido, um vogal, que seria a melhor opção para o substituir. De seguida, passadas umas horas veio logo a CC, Carla Castro, expor-se como mais uma candidata substituta do Presidente demissionário.

O preferido Rui Rocha é um senhor de 52 anos com aspeto de mais novo, praticamente sem cabelos brancos, licenciado em direito (mais um), foi Diretor de Recursos Humanos, tendo assim prática de manipular pessoas, esteve na Sonae que é o topo das empresas portuguesas que defendem a liberdade de fazer lucros independentemente dos montantes que paga aos empregados e prestadores de serviço.

Esta é a descrição superficial de um deputado que passou a ser mais conhecido ao candidatar-se a Presidente da Iniciativa Liberal.

A Carla Castro é Vice Presidente do partido e vogal da Comissão Executiva, tem um doutoramento em Gestão com tese em comportamento de consumidor, mestrado em especialização de estratégia e marketing, licenciada em economia, é gestora de profissão sendo atualmente membro do concelho de administração da Assembleia da República.

A Carla sendo 8 anos mais nova que o Rui na realidade até parece mais velha, mas tem um curriculum invejável, ainda maior do que o atrás descrito e sempre na perspetiva do mercado/marketing/consumo.

Então e o Rodrigo Saraiva que costuma aparecer mais na TV?

O Rodrigo que é vogal e deputado da IL, chegou a ser secretário geral da JSD e teve ligações ao futebol, não substitui bem o Cotrim porque também tem um nível de arrogância elevado condizente com a sua normal expressão facial, o que afasta o cidadão comum. Realmente o Rui Rocha dentro destas três personagens é o que tem uma expressão facial e atitude mais cativante: o arrogante Cotrim tem razão.

Afinal o AC, António Costa, tem uma expressão facial quase sempre sorridente mesmo quando as coisas não lhe correm tão bem e isso é cativante e leva a maiorias absolutas mesmo quando se fez algumas asneiras no mandato anterior.

Afinal  o populismo não é algo a evitar por todos, a IL até o procura e tenta aproximar-se da imagem mais simpática do AC: isso dá votos.

PensaCM

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

RESPEITO PELA ÁGUA

 


Imaginemos que tínhamos uma canalização do melhor Whisky em casa:

será que o deixávamos ficar a correr para o ralo por dezenas de segundos ou minutos?

Será que uma fuga nessa canalização era deixada assim até ser reparada durante horas ou até dias?

Não!

Imaginemos que uma rede de pequenos diamantes tinha um dos terminais em nossa casa:

será que deixaríamos escoá-los para o esgoto ou ficar ali a rolar para o chão horas ou dias a fio?

Não!

Agora pensando melhor: podemos viver sem Whisky ou sem diamantes?

Claro que sim, não fazem falta alguma.

Podemos viver sem água?

Talvez uma semana conforme a constituição e estado de saúde da pessoa!

Então porque desperdiçamos tanta água?

Será só por ser abundante?

Mas sabemos que é finita e mais nuns locais que noutros, então porque a partilhamos cada vez mais com mais gente e a desperdiçamos todos os dias?

PensaCM

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

INFLAÇÃO E MANIPULAÇÃO

 


O abaixamento de produção devido às limitações laborais do covid19, um abaixamento do valor das moedas reproduzidas em excesso só para distribuir pela populaça, a guerra chamada intervenção especial e o consequente aproveitamento dos privados com o aumento do preço de tudo e mais alguma coisa gerou uma inflação acima do comum.

Mas a culpa é dos fornecedores que subiram os preços à pala da guerra chamada intervenção especial.

O consumo não disparou de forma a justificar esta inflação acentuada.

O Estado Português entretanto vai punir as empresas energéticas pelos seus lucros acima da espetativa, mas não pune as empresas que sem justificação subiram o preço ao consumidor brutalmente, exponenciando os seus lucros de uma forma oportunista.

A justiça fiscal não é aplicada, só se tacha em função da raiva manifesta pelos cidadãos, o que não se sabe é como se não existisse.

PensaCM

MERKEL E PUTIN




 

- A Srª Merkel veio da Alemanha Oriental e estava ligada à física nuclear, devia ser vigiada pelos espiões da cortina de ferro da guerra fria.




- O Putin esteve nos últimos tempos soviéticos de atividade KGB na Alemanha Oriental, é uma coincidência interessante.



- Vocês querem dizer que eles se conheceram na ainda Alemanha Oriental, antes da Merkel entrar na alta política?

- O Putin como KGB esteve na Alemanha Oriental de 1975 a 1991.

- A Merkl depois de ver as tropas russas na Chechénia, na Arménia e por último a ocuparem facilmente a Crimeia em 2014, continua a dizer que a Rússia era um fornecedor confiável de gás natural.



- A espionagem russa detetada, os ataques cibernéticos contra a Alemanha e por aí fora nos últimos anos... E continua a dizer que a Rússia tinha um comportamento confiável.



- Cá por mim havia ali um complôt entre a Merkel e o Putin, já se deviam conhecer dos tempos da URSS e da Alemanha Oriental, digo eu.

- Até o Trump se fartou de chamar a atenção sobre o assunto.


Bloggersapâo