Translate

terça-feira, 25 de outubro de 2022

RISHI SUNAK

 








Sunak de 42 anos e munido biologicamente de etnia indiana tendo ancestrais indianos punjabis e um paquistanês, chegou ontem a Primeiro Ministro do Reino Unido.

No seu primeiro discurso falou na união do reino, do partido e da população como consumidores, pagadores de impostos e criadores de riqueza.

Este senhor há uns anos atrás chegou a admitir que não tinha convívio com pessoas comuns, lidava com pessoal que vive de forma abastada sem problemas de pagar contas no fim do mês.

Trabalhou como analista do Goldman Sachs, tendo posteriormente tido posições de topo em empresas de fundos e outras atividades a nível de diretoria. se acrescentármos o seu casamento com a filha de um dos homens mais ricos do mundo, dá-lhe um curriculum espantoso aos 42 anos, assim as espetativas são altas pois deve ter a noção de como poderá valorizar o UK do ponto de vista dos mercados, que é o ambiente natural deste país.

Tem desvantagens:

por apanhar o país com inflação elevada,

alguma descoordenação em certos serviços que se costumam atribuir ao Brexit, do qual ele foi adepto,

por ter chegado a PM do UK durante um turbilhão de troca de Governos em poucos meses acompanhado da coroação de um novo rei e a morte de uma rainha,

pelo facto de ter origem etnica numa ex colónia distante que num futuro não muito longínquo poderá vir a ser colonizadora deste UK fragilizado,

por ser PM numa altura de guerra aqui na Europa "civilizada" tendo de tomar partido e dar ajuda militar.

Sunak tem 1700 mm de altura pelo que dizem, sendo o segundo PM mais baixo, só mais alto que Churchill, é elegante, rápido nos movimentos, dos mais novos de sempre para o cargo, não precisa da política para ser rico mas a sua ambição adicionada ao cargo pode-lhe proporcionar um trampolim para multiplicar a fortuna.

É de notar que embora tenha nascido no UK o Primeiro Ministro indiano foi dos primeiros a felicitá-lo pelo cargo, já quando o português António Costa (geneticamente meio indiano) foi à Índia foi considerado um indiano a governar um país europeu, agora são considerados dois.

Temos de notar aqui que as multinacionais ocidentais estão numa onda de dar cargos de CEO's a indianos pelas suas habilidades em conseguir ser frugais nos custos empresariais, eventualmente esta onda passará para os governantes se também aí conseguirem melhorar a eficácia das políticas.

Sunak tem curriculum merecedor de ser um PM, embora haja quem não goste dele e quem só veja muros para a sua governação. Vamos ver.

PensaCM


Sem comentários:

Enviar um comentário