Translate

terça-feira, 28 de novembro de 2023

BANCO CENTRAL

 


O Banco Central de um país é muito importante para gerar engenharia financeira, principalmente a emissão de dinheiro novo.

O dinheiro só serve para comprar, mas o que compra ?

Compram-se coisas e serviços.

Assim o valor médio de todas as coisas e serviços existentes num determinado momento é igual ao valor de todo o dinheiro nesse determinado momento a dividir por todas as coisas e serviços existentes nesse momento.

Se todo o dinheiro do mundo não variasse durante um ano mas as coisas e serviços compráveis aumentassem, então cada unidade monetária passaria a valer mais ou seja com a mesma nota eu compraria mais valor de coisas ou serviços, mas se durante um ano houvesse emissão de dinheiro e as coisas e serviços existentes permanecessem os mesmos, então a mesma nota ao fim do ano comprava menos coisas ou seja o dinheiro desvalorizava.

Este tipo de alterações passam-se a nível nacional e não costuma ser simples como no exemplo, pelo meio emitem-se papeis de crédito, papeis de dívida, valores futuros, internamente no país, externamente para os mercados de capitais, para os Bancos Internacionais, depois à emissões a curto, médio e longo prazo, e por aí fora.

Toda esta artilharia financeira que o cidadão comum não percebe bem dá margem de manobra a quem governa um país para poder fazer os esquemas e os desfalques que quiser, pois só se notará meses ou anos mais tarde.

Então se um país abdicar do seu Banco Central e da sua moeda ficando dependente de uma moeda mundialmente reconhecida e dependente de um Banco Central estrangeiro que deu provas ao longo de muitas dezenas de anos não permitir grandes inflações tomando medidas adequadas para que isso assim seja, então os Governos do dito país deixam de ter capacidade de gerar problemas financeiros tão facilmente, pois vai-se notar logo qualquer asneira que façam com o dinheiro existente no país.

Os Bancos Centrais deviam ser como os fabricantes de motores de carros, existem alguns que os produzem e todos os outros usam-nos nas suas marcas, porque nem todos sabem construir motores em condições, no caso da gestão do dinheiro quase todos os Governos não o sabem usar ou não querem usá-lo para benefício da sua população.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário