Translate

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

MENTALIDADE DE MERCEEIRO E POLÍTICA

 






Você é um merceeiro e costuma ter as prateleiras cheias depois de passarem os fornecedores, no entanto à hora do fecho da porta uma boa parte das prateleiras já está novamente vazia.

Isto passa-se porque os preços não têm grandes variações ao longo do tempo e quando vê o telejornal naqueles dias certos, lá dizem que a inflação anda à volta dos 2 %.

Do nada um dos fornecedores sobe os preços bruscamente, você não gosta mas continua a comprar-lhe os produtos para a sua loja na mesma quantidade.

Cenário 1: a maior parte dos seus clientes são conscientes quanto ao que devem gastar e embora possam comprar aqueles produtos caros, preferem comprar os outros semelhantes que estão ao lado mais baratos que são de outro fornecedor, então ao longo dos dias os produtos do fornecedor careiro deixam de ter saída e você acaba por deixar de lhe comprar as coisas. Os preços da sua loja continuam a ser considerados normais, mantem a clientela e com o tempo até vai aumentando por causa disso mesmo. Ao longo dos dias os telejornais dão aquelas notícias de rotina e a política mantem-se estável.

Cenário 2: grande parte dos seus clientes não abdicam das marcas que compram e embora apreciavelmente mais caros continuam a comprar aqueles mesmos produtos mesmo apesar de se queixarem daqueles preços. Você continua a comprar àquele fornecedor. Nos telejornais repara que a inflação está a subir apreciavelmente. A sua loja com o tempo começa a ter menos clientela, a queixarem-se de que você é careiro e o lucro com o tempo vai baixando. Nos telejornais começam a ver-se manifestações de descontentamento devido à inflação, aos salários e ao desemprego e muitos dizem que este Governo tem de ir abaixo e haver eleições. Entretanto você repara que o seu nível de vida baixou apreciavelmente e os impostos e taxas subiram, tornando o seu negócio menos rentável e mais difícil de manter.

Cenário 1+: com o tempo sabe que aquele fornecedor careiro está com problemas de liquidez e decide baixar os preços então você torna a comprar os produtos dele, mas os seus clientes já se habituaram aos outros produtos que continuaram a comprar e já não compram os produtos da conhecida marca careira. Ao fim de uns tempos o seu fornecedor careiro vai à falência, mas não o afeta a si porque já não lhe comprava quase nada, pois não se vendia. Os telejornais dão noticias rotineiras e o Governo no poder continua estável, o seu negócio vai crescendo e a inflação é aceitavelmente baixa.

Cenário 2+: os políticos do Governo têm uma solução brilhante e que alguns já andam por aí a dizer, congelam o preço de venda ao público de certos produtos considerados fundamentais, então isso vai-lhe afetar uma certa quantidade de produtos que vende. Com o tempo os fornecedores desses produtos começam-lhe a pedir um preço que é quase o limite do preço que pode vender e até mais do que isso, então você deixa de os comprar e passa a ter prateleiras vazias, não por excesso de compras mas por falta de produtos com preços que se vendam, (preços de mercado para os entendidos). Vai perdendo clientes com o tempo, pois há coisas que não tem à venda e eles querem, isso baixa os seus lucros. Passado um tempo, no telejornal, sabe que lhe vão aumentar os impostos e algumas taxas. Passa a ter dificuldade em pagar aquele crédito que tem e começa a ouvir que o outro comerciante ali ao pé já fechou. Uns meses depois vê manifestações na TV contra o Governo, contra o desemprego e a falta de produtos no mercado. Um ano e meio depois vai ouvir nos telejornais que a moeda do seu país desvalorizou e isso está ja a criar inflação em tudo e mais alguma coisa.

A realidade é assim!

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário