Translate

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

MUNDO DOS SUBSÍDIOS

 

O subsídio é uma dádiva institucional de meios a um conjunto de indivíduos. Os meios geralmente reduzem-se a dinheiro e o institucional geralmente é o Estado, quem financia os subsídios costumam ser os impostos de todos nós.

Dá-se abono de família, que é um subsídio, a quem tem filhos, até que estes sejam legalmente maiores ou tenham concluído uma formação que os torne sustentáveis.

Dá-se subsídio de turnos a quem trabalha à noite para compensar as horas noturnas, neste caso é uma forma de enganar quem trabalha, pois a hora noturna deve sempre ser mais cara, pois é uma forma de trabalho anti natura. Este tipo de subsídio é uma forma de não descontar a hora noturna mais cara para a contagem de tempo de trabalho.

Dá-se subsídio de deslocação ou de habitação a quem é mandado trabalhar para um local distante de onde tem a sua morada.

Dá-se subsídio de desemprego a quem teve a infelicidade de perder o emprego em idade ativa, mas só alguns é que têm direito, se for empresário ou professor não.

Dá-se subsídio mínimo garantido a quem não tem nem teve emprego.

Dão-se subsídios a minorias só por o serem.

Dão-se subsídios agrícolas a quem cultivar certas espécies através de um projeto.

Dão-se subsídios a quem limpar terrenos que estejam em certas condições.

Dão-se subsídios para compra de alfaias agrícolas em certas condições.

Dão-se subsídios a certas indústrias e serviços.

Diminui-se o IVA a certos produtos ou serviços, o que no fundo é um subsídio.

E por aí fora.

 A nível nacional, quando se vai fazer contas sobre os custos de produção, de transporte ou de retalho como se consegue saber quem paga o quê e em quanto fica ?

Consideremos um indivíduo que trabalha numa função em que não tem direito a subsídio nenhum: os impostos dele vão ser usados para pagar todos os subsídios dados pelo Estado ou Instituições dependentes do mesmo, subsidiando também os IVA's mais baixos ou seja: todo o desempregado, aquele que não quer fazer nada mas recebe um subsídio, o dono do negócio que paga menos IVA ou nenhum, as indústria e os serviços que estão a ser subsidiados e por aí fora.

Mas dizem alguns:

"- Esses também pagam impostos."

Pois pagam mas o cidadão ativo do exemplo está a descontar para todos eles e isso é injustiça social ao pior nível, pois em vez de descontar 22 %, por exemplo, podia estar a descontar 10 ou 12 % e isso significa nível de vida diferente.

Quem ganha com tantos subsídios ?

O poder político ! Que usa a técnica de dar de comer à mão, como se faz com os cães para serem fieis ao dono.

A grande injustiça do subsídio subsídio é que acaba sempre a dar mais resultados a quem já tem mais, porque é dado à percentagem ou à dimensão do negócio.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário