Translate

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

DOGMA DO PREÇO DAS CASAS

 


A habitação está muito cara em Portugal, os partidos políticos que não estiveram na Governação dos últimos anos atiram com este facto à cara do partido do Governo e para o público em geral, como forma de propaganda política.

Vemos que em Lisboa, Porto e cidades maiores o preço por metro quadrado de apartamento facilmente ultrapassa os 3000 € em zonas melhores e em construções com melhores acabamentos e utilidades, mas se formos para o interior esse valor baixa facilmente para 1/10 desse valor ou até menos, considerando casas bem construídas e por vezes com acabamentos melhores.

Então o que significa isto ?

Significa que quem quer viver na capital super-explorada ou numa grande cidade cobiçada por muitos tem de pagar muito mais e quem tem iniciativa para poder fazer a sua vida mais barata e mais calma vive nas zonas mais provincianas e rurais, longe da contaminação fácil dos transportes públicos atafulhados de gente que não conhecemos de lado nenhum.

Num ambiente de pequena cidade ou até aldeia do interior: temos internet, temos estradas, temos rios e albufeiras, tem-se acesso a água, podemos cultivar parte ou a totalidade da nossa refeição, normalmente não temos gangues a roubar-nos, nem filas intermináveis para ir à praia ou a concertos ensurdecedores, também têm oficinas para as manutenções automóveis e não se vive cheio de medo e stress.

Dado o exposto, porque é que os políticos insistem no preço das habitações das grandes cidades ?

Esses preços são já um aviso de que ali é proibitivo viver, só dá para os mais extravagantes, para aqueles que vivem depressa e de forma desequilibrada, carne para a economia.

E ainda têm a lata de avançar soluções como congelar preços da habitação ou insistir em pôr o Estado a construir em grande escala nas tais cidades caras para meter lá alguns cidadãos a viver barato e tudo à custa do pagador de impostos: uns beneficiariam  do que todos pagariam.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário