Translate

domingo, 18 de fevereiro de 2024

LUCROS EXCESSIVOS

 



 A Galp em 2023 teve um volume de negócios de pouco mais de 20.1 mil milhões de euros, os quais geraram um lucro de pouco mais de 1 mil milhões de euros, o que é um negócio de (1/20.1)*100 = 5 % de lucro.

Um negócio que dá 5 % de lucro tem pouca rentabilidade, ou seja, se a Mariana dona de uma mercearia de rua tiver um lucro de 5 % nas suas vendas ao fim do ano, terá de fechar imediatamente o seu negócio pois não vai conseguir viver daquilo.

No caso da Galp não se compara com a mercearia de rua, pois tem milhares de donos, os acionistas, e só é um negócio lucrativo porque o volume de negócios é enorme e a gestão tem ter sovinice como princípio para que os custos de funcionamento do negócio não abafem as pequenas margens de lucro.

Assim, mais uma vez, vários partidos políticos vêm com narrativas de ódio contra os lucros extraordinários de empresas como a Galp mas nunca falam da margem deste tipo de negócio, pois são cínicos e sabem que as audiências não costumam fazer contas, ouvem e assimilam.

De qualquer modo todos sabemos que os combustíveis têm estado caros, mas o mercado de preços baseia-se no contesto do mercado entre a produção e o consumo. Mas claro que se o consumo baixasse apreciavelmente, o preço dos combustíveis teria de baixar obrigatoriamente, no entanto as viagens de férias de quem tem poder de compra para isso, não param, nem o consumo de produtos evitáveis vindo de longe por navios.

Por outro lado é nestas empresas grandes onde mais direitos os trabalhadores (colaboradores) conseguem ter.

NB: colaborador é um conceito diferente de trabalhador, pois este último nem sempre assume a colaboração com a empresa.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário