Translate

domingo, 25 de fevereiro de 2024

BALANÇAS DE GRANDE SUPERFÍCIE

 


Hoje fui fazer compras a um supermercado, daqueles a que se chamam grandes superfícies, situado numa cidade do interior do país e deparei-me com o preço dos queijos de cabra.

O queijo de cabra é considerado adequado para o consumo humano não gerando o nível de acumulação de colesterol que os queijos de vaca e de ovelha criam, por isso tento consumir pouco queijo mas quando o faço tento sempre que seja de cabra, além de que é mais saboroso.

Mas dizia eu que ao constatar o atual preço do queijo de cabra deparei-me com várias marcas em que umas tinham explícito o preço por quilo mas a marca que eu considero mais saborosa dentro daquele contesto tinha só o preço por unidade.

Trouxe um queijo do qual sabia o preço por quilo e trouxe outro do tal especialmente saboroso mas que só se sabia o preço unitário.

Na caixa de pagamento, por curiosidade e para saber qual o preço por quilo daquele queijo, pedi à menina da caixa que me pesasse aquele queijo,ao que ela me respondeu que a balança estava calibrada para vegetais e não dava um resultado correto para o queijo e se o queria fazer deveria ir a outra balança situada do outro lado do supermercado.

Fiquei espantado com a resposta e disse-lhe que todas as balanças têm de pesar o mesmo, ao que ela retorquiu repetidamente com o mesmo argumento, tendo demorado uns 5 minutos até que se dignasse pesar-me o queijo na "sua balança".

Quando compramos algo para comer devemos comparar o preço por quilo entre os mesmos produtos disponíveis e só assim é que sabemos se estamos a gastar mais ou menos por aquilo que levamos.

As lojas de venda são obrigadas a ter esse valor pelo menos nos produtos comestíveis, mas afixam-nos em letras pequeníssimas e ultimamente inventaram o preço unitário ou então embalagens com pesos estranhos como 400 g ou 350 g ou 650 g, de forma a ser difícil fazer a conta de cabeça para o quilo.

Esta abordagem da camuflagem do preço por quilo surgiu mais com o aumento do preço de certas frutas que subiram mais de 100 % nos últimos dois anos.

Quanto ao queijo de cabra nos supermercados rondava os 12 a 18 € / Kg e agora os mesmos saltaram para os 19 a 28 € / Kg.

Aproveitaram-se do consumidor continuar a comprá-los, pois alguns médicos aconselham-nos como alternativa aos de vaca ou de ovelha.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário