Translate

sábado, 9 de março de 2024

CONSUMO DE ESQUENTADOR


 

 Um esquentador faz a ligação da água fria com o aquecimento elétrico ou a gás dando água quente, acima de 37ºC que pode ir até 75 ºC.

O que interessa ambientalmente é o consumo de água, bem cada vez mais escasso para as necessidades dos 8500 milhões de pessoas vivas simultaneamente nesta Terra, o consumo equivalente de energia fóssil para o funcionamento do esquentador e financeiramente o mais relevante é o custo monetário da fonte de aquecimento.

Se a fonte de aquecimento do esquentador for o gás butano, o mais comum em Portugal, e se considerarmos um esquentador com capacidade de 10 litros, então o consumo por hora de água quente significa 1500g de butano queimado, este valor é o que mais interessa ao cidadão que não tem dinheiro para esbanjar.

Assim em 8.7 h de água quente, uma garrafa de gás butano de 13 kg (13000 g) fica vazia.

Por outro lado o piloto desse esquentador consome entre 15 a 20 g / h de gás, assim se nessa casa tiverem o piloto do esquentador sempre aceso e considerando o consumo menor, gastaram 15 g x 24 x 365 = 131400 g de gás, o que dá 131400/13000 = 10.1 garrafas de 13 kg / ano, considerando o consumo maior dá 13.5 garrafas.

Se o buraquinho do piloto já foi mexido, andaram a passar um fio metálico fininho ou fizeram outra qualquer intervenção em que envolveu atrito, o consumo desse piloto já está maior, basta ver a chaminha apreciavelmente maior.

O piloto sempre aceso significa que se por qualquer motivo a chama apaga, o local fica inundado de gás explosivo dentro de casa,o que não é nada seguro para uma família.

Pois é.

PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário