Translate

sábado, 9 de março de 2024

ÁGUA QUENTE NO BANHO

 


A água quente no banho é muito confortável principalmente no inverno, mas há muita gente que nem no verão passa sem ela para lavar as peles.

A água quente pode vir de um acumulador (cilindro) ou instantaneamente de um esquentador.

Se a água quente vem de um esquentador, o tempo seguido que dá para desfrutar daquele quentinho depende da capacidade do referido aparelho, é necessário regular a mistura de água quente com a fria para dar a temperatura de capricho do tomador de banho, além de que a contribuição da água quente tem de ser relevante para o esquentador a gás não apagar e se o banho demorar muito tempo a temperatura regulada vai baixando até ficar só morna. No início do banho também tem de esperar para sentir a água quente chegar.

Se a água quente vem de um acumulador de água que foi aquecida por uma fonte renovável ou não, também é necessário esperar que o quente chegue à pele mas o tempo de desfrute da temperatura é maior, em função da capacidade do acumulador e a contribuição do circuito de água quente não tem mínimo para funcionar bem.

Quando estamos no inverno e temos água quentinha a partir de painéis solares, porque nos dois últimos dias esteve sol, é simplesmente espetacular pois não gastámos gás nem eletricidade e a água está quente na mesma.

Embora no inverno naturalmente a água aquecida a painel solar raramente chegue aos 65 ºC, temperatura mortal para a salmonela, no entanto em Portugal simplesmente o sol consegue aquecer muitas vezes a uns bons 40 ºC sem ajuda da resistência elétrica, o que é muito bom.

PensaCM


Sem comentários:

Enviar um comentário