Translate

segunda-feira, 9 de julho de 2012

PESO DA RÉGUA

Peso da Régua: será 150 gramas, 800 gramas ou mais?
Por outro lado, para quê saber o peso da régua?
São questões que nos surgem na cabeça, quando enfrentamos a placa desta localidade ou o seu nome num mapa.
Peso da Régua, mais conhecida apenas por Régua: é uma cidade que se tornou famosa pelo facto de concentrar a produção de uvas que são enviadas como matéria prima para a fabricação do famoso vinho do Porto.
O termo "Régua" virá do proto-português "régoa" significando regra: a regra da doação daquelas terras, doadas por Dom Henrique a Don Hugo em 1093 e deste ao famoso Egas Moniz.
"Peso", poderá provir do facto de ser um local onde os animais eram alimentados, designando-se "pensados" do verbo "penso", tendo o termo declinado para peso.
Assim surge o nome Peso da Régua: lugar que por foral, podia seguir a regra de ser doado, sendo também um entroncamento onde se podiam alimentar os animais.
Os animais na época eram como os carros actuais, tinham de ser alimentados para terem força para transportar as cargas, trabalhar e não morrerem de fome, assim locais onde se podiam alimentar eram prósperos e importantes.
Régua tornou-se muito mais importante quando o Marquês de Pombal a tornou capital das uvas que são a matéria prima do vinho do Porto, tendo sido demarcada toda a área onde se podiam produzir essas uvas, com marcos de granito. Deste modo a zona de produção deste vinho foi a primeira do mundo a ser demarcada.
A Régua é linda! À noite faz lembrar o Mónaco e as pessoas são do melhor: só não percebo porque não tem várias escolas de vela e remo a dar fornadas de campeões mundiais.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário