Translate

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

MOÇAMBIQUE A ENRIQUECER E A DESTABILIZAR

Moçambique foi uma colónia portuguesa até 1975 e como tal tem portugueses a viver lá e moçambicanos a viver em Portugal. O meu pai que era militar fez uma comissão exclusiva nesta linda terra e tive tios a viver nesse país.
Estou a falar de um país onde existem vastos recursos naturais, tendo a agricultura um grande potencial a explorar, mas tudo isto não evitou que já tivesse sido um dos mais pobres do mundo.
Embora não tendo jazidas de petróleo assinaláveis, nos últimos anos descobriu-se gás natural na zona norte, Cabo Delgado, no seguimento dessa descoberta as confirmações de mais uma jazida desse tipo de gás não param de surgir, ainda ontem houve mais uma confirmação de um furo com êxito. Estima-se que Moçambique tenha reservas de gás no subsolo equivalentes ao Katar.
O norte de Moçambique é predominantemente Islâmico e o sul é Cristão: donde as revindicações do norte terem subido de tom com a Renamo como oposição novamente a criar ameaças de guerra civil.
Neste momento este lindo país tornou-se o foco mais instável da região, tendo uma configuração geográfica que lhe confere uma estreita cintura na zona da Beira: vamos ver se o dinheiro melhora a vida das pessoas ou se é consumido em guerras intestinas e fraturantes.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário