Translate

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O ABRAÇO DAS CENTENAS DE MILHÕES

Quando foi assinado a compra de 21.35% da EDP pelos chineses, depois da assinatura o Administrador executivo Mexia deu um abraço ao representante chinês que veio a Portugal formalizar a dita compra: este abraço foi público e até filmado, repare na expressão desiludida dos representantes chineses e da mão direita do que leva com o abraço que parece pressionar uma costela falsa do administrador Mexia para evitar mais aproximação!
Os chineses não cumprimentam ninguém com abraços, fazem uma série de vénias como sinal de respeito e é assim que são os seus cumprimentos educados: um abraço é um cumprimento labrego do ponto de vista dos chineses!
Nessa compra dos 21.35% da EDP foi prometido que seria instalada uma fábrica de turbinas eólicas em Portugal a qual geraria 500 milhões de € em exportações anuais, seria dado apoio à economia portuguesa através de uma plataforma de investimento em renováveis, partilha de conhecimentos técnicos e futura cooperação no sector industrial! Nada disto foi ou parece vir a ser feito no prazo agendado.
CONCLUSÃO
O Administrador Mexia que até é adepto da prática de yoga e só por isso devia saber que os orientais abominam as labreguices dos cumprimentos com contacto físico que os ocidentais praticam constantemente: o que é suficiente para estragar um acordo negocial.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário