Translate

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

AGUAS SELVAGENS















Parte das águas territoriais das Ilhas Selvagens, pertencentes à zona exclusiva da Madeira estão a ser reivindicadas pela Espanha perante a ONU: são 10 000 Km2 de águas territoriais segundo Portugal e territoriais segundo Espanha.
Espanha alega que aqueles Km2 de mar não pertencem aqueles rochedos com a ponta fora de água e Portugal afirma que se temos aquelas pequenas ilhas então temos direito ao mesmo perímetro de águas oceânicas que outra ilha qualquer.
Há uns meses o Presidente da República Portuguesa deslocou-se à Madeira e teve conhecimento que uns espanhóis tinham instalado uma bandeira naquelas ilhas, então deslocou-se lá para mostrar soberania sobre as mesmas, mas os nossos vizinhos acham que as ditas Ilhas Selvagens que os portugueses não ocupam por quererem preservar a natureza local, podem ser dos portugueses mas não são ilhas, são rochedos, logo não conferem perímetro territorial oceânico.
Este contencioso pretende que os espanhóis possam explorar o leito dos 10 000 Km2 e ficar com as riquezas que isso der.
Aquela que já foi a 10ª economia mundial nunca teve muita consideração pelos portugas do lado ocidental, mas se o que estiver em jogo for crude ou gás acho que a crista do galo de Barcelos se vai levantar.

Carlos Martins

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

TAP

Se trabalhas numa empresa pública e
não queres ficar sujeito a um controlo de produtividade privado e muito mais exigente, faz greve !
O empresário privado não gosta de ter uma empresa em que os seus colaboradores façam facilmente greve, assim se uma empresa pública está em perspetiva de ser privatizada, uma das ações a implementar é inventar motivos para convencer o pessoal a fazer greve, pois os interessados são afugentados ... Mas se essa empresa acabar efetivamente privatizada, você corre um grande risco, primeiro de ser colocado numa função de que não gosta nada, depois de ser colocado na reforma antecipada ou de ter de rescindir com a empresa.
Qualquer destas situações é pior que a anterior.
Fazer o que não se gosta pode provocar depressão, gerar úlceras e consequentemente afetar as suas relações laborais e pessoais: se a gestão quiser, usará isso contra a sua competência podendo até coloca-lo numa função a ser extinta para futuramente o poder despedir facilmente sem mais justificações.
A pré reforma baixa-lhe no imediato o dinheiro que entra no seu bolso mensalmente, o que não é aconselhável para quem ganha o que gasta.
A rescisão desvincula-o da empresa, deixando a sua reforma dependente somente da Segurança Social, instituição que daqui a uns dez anos deve-lhe ir pagar uma fração daquilo que ganha agora e que daqui a mais tempo será ainda pior.
Assim: Tenha Atenção ao Patrão (TAP).

Carlos Martins

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

EQUILÍBRIO NUMA PERNA




O equilíbrio numa só perna durante pelo menos 20 segundos é mais difícil para uns que outros mas tornou-se importante a partir do momento em que um estudo clínico japonês constatou que cerca de 35 % das pessoas que não se equilibram pelo menos 20 segundos numa só perna têm lesões cerebrais que poderão ter passado despercebidas ou que poderão estar a desenvolver Alzheimer ou demência mental.
Desta feita a população em geral deve praticar diariamente exercícios de equilíbrio sobre uma só perna, pelo menos durante alguns minutos diariamente.
O equilíbrio humano é algo mentalmente complexo que passa por cristais e pilosidades mergulhadas em gordura líquida no ouvido interno, é coadjuvado pela visão e pela capacidade de concentração do cérebro, tendo apoio na postura das articulações, na tonicidade sincronizada dos músculos e uma respiração equilibrada.
Pessoas que conseguem passar mais de um minuto em equilíbrio numa só perna, aumentam a sua autoestima, os que o conseguem dezenas de minutos podem apregoar que são pessoas equilibradas, mas os que se equilibram em cima de uma perna mais de uma hora já são pessoas com um equilíbrio interior muito raro.
O equilíbrio em cima de uma perna pode ser muita coisa: o teste parece que aborda a forma mais simples de levantar uma perna de modo que o pé fique a uns15 cm do chão.
Carlos Martins
 

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

FIGURAS DO ANO 2014 PELA "TIME"


A revista Time elegeu como figuras do ano os voluntários e os profissionais de saúde que ajudam a combater e tentam evitar que morram os infetados pelo vírus Ébola.
Na realidade combater num exército contra outro no campo de batalha, um inimigo bem definido e confinado a um espaço, pode gerar heroísmo quando se evita que morram companheiros de armas. No caso de combater um grupo ou pequeno exército disperso e escondido de terroristas gera por vezes mais heroísmo que no campo de batalha, embora muito menos reconhecimento, mas quando o inimigo é um vírus virulento como o Ébola, quem o ajuda a combater no terreno é um verdadeiro herói, pois está a combater o quase desconhecido, não o vendo e qualquer descuido mata o combatente ou mexilhão (aquele que mexe com a coisa).
A revista Time parece-me que esteve muito bem ao considerar estas personagens anti flagelo virulento como figuras do ano 2014.

NB: terrorista é aquele que combate os interesses de alguns defendendo os interesses de outros, não se expondo em campo de batalha definido nem usando um conjunto de guerreiros reconhecíveis pelo inimigo. Independentemente de poder ser justo ou não.

Carlos Martins

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL



Stephen Hawking o grande físico do nosso tempo, afirmou que a mesma inteligência artificial que o assiste na fala será a desumanização da sociedade humana quando começar a desenvolver-se a níveis superiores à inteligência humana, o que se prevê ser atingido daqui a umas décadas.
Este cientista e pensador que tem um tipo de esclerose atrofiante que é conhecida pelas siglas ELA (esclerose lateral amiotrófica) e que devia ter morrido à dezenas de anos, ao dizer isto está a assumir que a sua própria vida já pode ser considerada inumana e de certa forma dependente da dita inteligência artificial, manipulando a sua liberdade como ser humano.
Na realidade há umas semanas atrás tomei conhecimento da opinião de um outro pensador que achava serem as máquinas, nomeadamente os robots, ótima mão de obra para trabalhar e poder libertar o tempo humano atualmente gasto em trabalho para vir a poder ser gasto de formas lúdicas.
Como é engraçado aperceber-nos de várias formas diferentes de entendermos a mesma coisa.
Carlos Martins

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

OBAMA EM COMPETIÇÃO NO ESPAÇO COM KENNEDY















O presidente Obama veio informar o mundo que até 2025 os americanos vão colocar um astronauta num cometa com baixa gravidade.
O presidente Kennedy no seu tempo anunciou que um americano pisaria a lua nos próximos dez anos e o Nixon, dois presidentes depois, conseguiu-o.
O Kennedy prometeu algo mais sólido do que o Obama, pois a gravidade da lua não põe em risco o astronauta que a pisa poder ser lançado para o espaço pelo simples facto de dar um passo mais enérgico, o que poderá acontecer ao astronauta que pisará o cometa.
O astronauta que pisará o cometa terá uma ligação à nave, tipo trela, para evitar que um movimento mais enérgico não o coloque em rota de afastamento do dito cometa e fique a viajar pelo espaço: todo este cuidado existirá porque o cometa terá uma massa pequena, tendo uma força gravítica baixíssima, que potenciará esta situação de instabilidade gravítica para seres com a nossa capacidade de impulsão de perna.
Porquê ir a um cometa ?
Porque já há empresários interessados em explorar minério nessas massas à deriva no sistema solar, pois há cometas e asteroides que são constituídos por elevadas percentagens de platina, titânio ou outras substâncias igualmente valiosas, em abundância que nunca encontraremos na Terra.
Carlos Martins