Translate

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

FIGURAS DO ANO 2014 PELA "TIME"


A revista Time elegeu como figuras do ano os voluntários e os profissionais de saúde que ajudam a combater e tentam evitar que morram os infetados pelo vírus Ébola.
Na realidade combater num exército contra outro no campo de batalha, um inimigo bem definido e confinado a um espaço, pode gerar heroísmo quando se evita que morram companheiros de armas. No caso de combater um grupo ou pequeno exército disperso e escondido de terroristas gera por vezes mais heroísmo que no campo de batalha, embora muito menos reconhecimento, mas quando o inimigo é um vírus virulento como o Ébola, quem o ajuda a combater no terreno é um verdadeiro herói, pois está a combater o quase desconhecido, não o vendo e qualquer descuido mata o combatente ou mexilhão (aquele que mexe com a coisa).
A revista Time parece-me que esteve muito bem ao considerar estas personagens anti flagelo virulento como figuras do ano 2014.

NB: terrorista é aquele que combate os interesses de alguns defendendo os interesses de outros, não se expondo em campo de batalha definido nem usando um conjunto de guerreiros reconhecíveis pelo inimigo. Independentemente de poder ser justo ou não.

Carlos Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário