Translate

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

AGUAS SELVAGENS















Parte das águas territoriais das Ilhas Selvagens, pertencentes à zona exclusiva da Madeira estão a ser reivindicadas pela Espanha perante a ONU: são 10 000 Km2 de águas territoriais segundo Portugal e territoriais segundo Espanha.
Espanha alega que aqueles Km2 de mar não pertencem aqueles rochedos com a ponta fora de água e Portugal afirma que se temos aquelas pequenas ilhas então temos direito ao mesmo perímetro de águas oceânicas que outra ilha qualquer.
Há uns meses o Presidente da República Portuguesa deslocou-se à Madeira e teve conhecimento que uns espanhóis tinham instalado uma bandeira naquelas ilhas, então deslocou-se lá para mostrar soberania sobre as mesmas, mas os nossos vizinhos acham que as ditas Ilhas Selvagens que os portugueses não ocupam por quererem preservar a natureza local, podem ser dos portugueses mas não são ilhas, são rochedos, logo não conferem perímetro territorial oceânico.
Este contencioso pretende que os espanhóis possam explorar o leito dos 10 000 Km2 e ficar com as riquezas que isso der.
Aquela que já foi a 10ª economia mundial nunca teve muita consideração pelos portugas do lado ocidental, mas se o que estiver em jogo for crude ou gás acho que a crista do galo de Barcelos se vai levantar.

Carlos Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário