Translate

terça-feira, 18 de agosto de 2015

TURQUIA E O RISCO DO ESTADO ISLÂMICO

A antiga capital do Império Romano do Oriente foi Bizâncio, com a conversão ao cristianismo do imperador Constantino passou-se a chamar Constantinopla a que os islâmicos otomanos passaram a designar Istambul, nome esse assumido como oficial a partir do início do século XX.
Esta cidade que também já foi a capital da Turquia e daí a sua grande importância, foi também a cidade do califa de todos os muçulmanos durante séculos e é atualmente a sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, sede da Igreja Ortodoxa.
Temos assim uma cidade com todo o potencial de conflito existente em Jerusalém, no entanto aparentemente esse tipo de conflito não se manifesta, mas a Turquia, país onde se insere, é atualmente um país tampão entre a CE tolerante a tudo e o Islão moderado condimentado com radicalismos.
A Turquia estima que terá cerca de 700 cidadãos metidos no Estado Islâmico (EI) a combater pelos seus ideais islâmicos ancestrais, mas na realidade o número situar-se-á mais nos milhares, neste contexto hoje o EI convidou todos os turcos islâmicos a tomarem esta cidade como forma de depor o traidor Erdogan, líder turco que fez um enorme esforço durante bastante tempo não condenando o EI, mesmo sabendo que este fazia todas aquelas atrocidades acompanhadas com os argumentos que todos sabemos.
O Estado Islâmico se conseguir captar adeptos suficientes, corajosos e suficientemente estrategas poderá mesmo conquistar Istambul, eles não pediram a conquista da Turquia, só falaram em Istambul, o que significa um objetivo atingível segundo os dados que eles devem ter.
Istambul fica muito próximo da Grécia, país que está a tentar legalizar todos os imigrantes ilegais que lá chegam, dando-lhes acesso a qualquer país da CE.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário