Translate

sábado, 19 de dezembro de 2015

O ENTENDIMENTO GLOBAL DO GRAU E MEIO

Os 195 países que se entenderam para chegar a um acordo que limita o aumento de temperatura média global a um grau e meio acima da temperatura média antes da era industrial: o americano chorou, o chinês riu, só felicidade pelo acordo que diz ser cada país a definir a forma de fazer cumprir este grau e meio.
Os americanos vieram logo dizer que foi a liderança deles que levou ao acordo, outros disseram que sem eles não se chegava lá, mas não assumem que a globalização da procura constante da riqueza superior aos outros e através do uso dos recursos facilmente acessíveis e essa, foi a origem desta coisa.
O grau e meio já é muito mas quando se pensa em colonizar Marte que tem muitas dezenas de graus ou até mais que uma centena de graus acima e abaixo da temperatura média da Terra, ficamos a pensar quem é que afinal está a brincar.
Estou sempre a dizer isto: o problema principal não é um aumento de temperatura global mas os poluentes que as queimas libertam para o mesmo ar que todos respirarmos e essa preocupação inclui sem pensarmos nisso o aumento da temperatura mas não exclui os poluentes agregados.
É esta mentalidade do imediato aumento da temperatura média que nos deve preocupar, pois pensar assim é deixar a porta aberta para os que vêm a seguir levarem com os poluentes que não contribuem para o grau e meio.
PensaCM
 

Sem comentários:

Enviar um comentário