Translate

segunda-feira, 27 de junho de 2016

O BREXIT GANHOU MESMO


O Brexit ganhou e parece que a atual Grã Bretanha ou Reino Unido (sob a égide da Inglaterra), vai desunir-se, mas não os vemos muito preocupados.
A libra caiu e já apontaram o dedo ao fator saída, mas uns dias antes do referendo a libra depois de já ter caído ainda subiu, na expetativa da não saída, mas quem trabalha na área financeira sabe trabalhar neste tipo de arame e vender primeiro a preço elevado para depois comprar a preço baixinho, sim depois de vender, comprar.
A Escócia logo que soube que os seus referendadores tinham votado mais no remain, vieram logo falar em novo referendo para a sua independência.
Mas convenhamos que o Reino Unido é a união daqueles antigos reinos: Escócia, País de Gales, Irlanda e a própria Inglaterra, mas nos tempos que correm em que uma Ministra se assume gay e declara isso no dia do orgulho gay, há polícias a pedir em casamento outros do mesmo género na parada, contatamos que a mentalidade alterou muito, assim porque não voltarem os antigos reinos novamente ao que eram ?
Outro facto estranho é a Europa da CE que já mexeu várias vezes na ideia federativa, ter reinos na sua composição ?
Por outro lado, Shultz, o Presidente da Assembleia de deputados da CE, ao saber da vitoria da saída, todo ressaibado, veio logo afirmar que a saída não seria amigável e tinha de ser rápida. Vários comentadores disseram que os velhos, que votaram maioritariamente na saída não deviam poder fazê-lo porque só vão durar mais 10 ou 15 anos de vida e puseram em causa o futuro das gerações mais novas.
Estes comentários tão democráticos só mostram o cinismo da conversa da tolerância: como podemos ser tolerantes com outros povos de culturas tão diferentes da nossa e tão intolerantes com os nossos vizinhos que até  estiveram durante anos seguidos a contribuir para a CEE e depois para a CE.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário