Translate

segunda-feira, 13 de junho de 2016

PAINEIS SOLARES SÓ DE CONSUMO



A EDP (Eletricidade De Portugal) está a fazer uma campanha de implementação de painéis solares só de consumo ou seja a energia que se gera embora vá para a rede elétrica não dá dinheiro ao produtor se a produção for em excesso.
A EDP instala uns quantos painéis solares, menos de sete, além disso altera o contador que só marca a eletricidade que passa num sentido por outro que mede a eletricidade que passa nos dois sentidos.
Feita a instalação paga-se 20 € mensais por painel instalado, mas quantos mais painéis menos se paga por cada um, até um limite máximo de seis.
Desta forma durante três anos andamos a pagar aquele quantitativo mensal, ficando pago a partir dessa altura.
O que pagamos mensalmente de fatura de consumo mensal é o balanço entre a produção da nossa instalação e o que consumimos da rede.
Para instalações maiores que seis painéis solares o negócio passa a ser uma micro geração que tem de possuir uma certificação e tem uns trâmites diferentes.
Este negócio é bom para o cliente e para a EDP que vê um investimento em energias renováveis pago na totalidade pelo cliente em três anos, funcionando a empresa como credora do material previamente instalado.
Do ponto de vista do cliente embora ande três anos a pagar um determinado montante, equivalente aos painéis mais a potencia contratada, acaba por pagar uma fatura menor todos os meses e a partir dos três anos é só encaixe.
As contas têm de ser feitas de modo que o investimento seja menor do que a poupança ao longo do tempo de vida dos painéis, incluindo os custos provocados pelas manutenções.
O que ainda não sei mas devemos saber: a forma de fazer a manutenção e quem a paga.
PensaCM

Sem comentários:

Enviar um comentário